ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Show de Ney Matogrosso na Capital fará parte de filme

Redação | 06/08/2008 17:14

Equipe dirigida por Joel Pizzini estará em Campo Grande nos dias 29 e 30 de agosto acompanhando o show "Inclassificáveis", de Ney Matogrosso, para a produção de documentário sobre a carreira do artista.

O projeto, que aborda a trajetória do cantor desde sua infância em Bela Vista até o momento da turnê, começou em janeiro deste ano após proposta do Canal Brasil para a produção de um especial. Ney Matogrosso, que já havia trabalhado com Pizzini em Caramujo Flor, exigiu que a série fosse filmada pelo diretor.

A idéia de produzir um longa-metragem nasceu durante a gravação da série. "As conversas evoluíram naturalmente para o longa pelas características do que estávamos vendo. Percebemos as possibilidades do material para o cinema, que tem outro tempo, diferente da série para a TV", diz Pizzini.

Imagens raras - Mais de 400 horas de material de arquivo do cantor foram pesquisadas pela equipe. A Globo e o Canal Brasil também colaboraram com compilação de material. "Existe um registro raro de uma fase incrível, o 'Homem de Neandertal', que é o trabalho mais radical do Ney. Na época a crítica não conseguiu assimilar a agressividade do trabalho, que teve participação do Piazzolla. São quarenta anos de carreira, e ele teve o cuidado de preservar o material, teve uma percepção do valor documental desses registros".

Pizzini ressalta porém que o tratamento dessa memória é voltado para o presente. "Queremos que as pessoas possam vivenciar uma experiência estética. E se em certo sentido o filme é uma evocação da história do Ney, isso acontece através do espetáculo, do corpo. Pensei muito nesse filme como a realização de uma escultura. Como um ato de resignificação da história. A memória na poética do corpo e na musicalidade da voz".

Fugindo do formato "DVD de banda", o diretor convidou Dib Lutfi (Terra em Transe) e Luis Carlos Saldanha (Câncer) para a direção de fotografia do filme. "Não são quinhentas câmeras fazendo um DVD de música. Convidamos dois grandes fotógrafos do cinema brasileiro pela necessidade de um olhar artístico, cuidadoso, que respeitasse a arte do Ney a aproximação que fizemos de seu cotidiano".

O filme já está sendo montado e deve estrear na 14ª edição do festival "

Nos siga no Google Notícias