ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

YouTube vira "palco" de declarações a Campo Grande

Redação | 26/08/2010 07:20

O conhecido site de vídeos YouTube se tornou nos últimos anos um verdadeiro "palco" para as manifestações de campo-grandenses que buscam uma forma de homenagear a Capital Morena. Na semana passada, um de seus moradores chegou a custear a gravação de uma música em homenagem aos 111 anos da cidade.

Nascido e criado na cidade, o advogado Jeová Ferreira de Oliveira, de 63 anos, conta que há cerca de cinco meses compôs uma música para a Capital. Na última semana, ele desembolsou R$ 2.500,00, fez um clipe musical e decidiu divulgar imagens de Campo Grande na internet.

Mas, a ideia de Oliveira não é novidade na rede. Vários campo-grandenses já destinaram suas composições à cidade e postaram seus vídeos. Os ritmos mais presentes nas músicas são os da terra, como chamamé, sertanejo e rasqueado.

Os clipes costumam contar com fotografias de pontos atrativos da cidade, todos com a intenção de homenagear e divulgar suas belezas. "Sou nascido e criado aqui e queria deixar a minha marca. Toda a minha vida foi aqui", diz o advogado que quis fazer uma homenagem à sua terra natal.

Ele conta que ainda jovem foi embora para Mogi das Cruzes, em São Paulo, mas não se adaptou à vida na "cidade grande". "A saudade bateu mais forte", confessa.

Apesar de ter gravado apenas a música para Campo Grande em seu CD de demonstração, o advogado tem a esperança de "cair no gosto" da população e continuar o trabalho musical. "Todo o mundo tem sonhos, né?", justifica.

Intitulada "Adoro morar aqui", a música mostra a adoração do advogado pela cidade "onde o Prosa e o Segredo formam o rio Anhanduí". Ele cita o crescimento da cidade e diz que está de passagem, mas que ela deverá continuar.

"Adoro morar aqui, adoro morar aqui, eu falo de Campo Grande, cidade onde nasci", diz o refrão. Na letra, o campo-grandense se define como um "habitante arraigado igual a milhares de outros, de passagem por aqui".

Além das composições próprias, campo-grandenses usam músicas de artistas regionais para inserir fotos e fazer suas próprias homenagens. Em vídeo postado no dia 19 de abril de 2008, um grupo de universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS juntou fotos anônimas à música "Campo Grande, Morena Paixão", do grupo Alma Serrana.

Já a tradicional "Campo Grande é Longe" tem no site várias "versões" com fotos e frases sobre a Capital Morena. Algumas postagens despertam comentários negativos dos internautas, mas a maioria delas traz comentários de gente que aproveita para elogiar a Capital e até rebater as críticas feitas por pessoas de outras cidades.

Nos siga no Google Notícias