ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Padre usa criatividade e aposta em passeio ciclístico para atrair jovens

Mariana Lopes | 29/03/2014 09:37
Padre vem de Cuiabá celebrar missas que atraem multidão na Capital (Foto: Arquivo/Facebook)
Padre vem de Cuiabá celebrar missas que atraem multidão na Capital (Foto: Arquivo/Facebook)

Primeiro veio o anseio por criar uma maneira atrativa de atingir a juventude. Depois de muita oração, a ideia surgiu: um passeio ciclístico que reunisse os jovens para, também, rezar.

E assim nasceu o projeto Pedal Cristo, em 2011. Tudo começou em João Pessoa, capital da Paraíba, através da criatividade de dois padres, Bruno Costa, da comunidade Canção Nova, e Márcio José, da comunidade Doce Mãe de Deus.

“Senti a necessidade de estar mais próximo dos jovens, precisava achar uma forma de movimentar essa juventude”, conta o padre Bruno, que foi quem trouxe o projeto Pedal Cristo para Campo Grande.

A sacada do projeto é incentivar os jovens com a pedalada, mas, conforme explica o sacerdote, existe toda uma mística por trás. “Não é só sentar na bicicleta e sair pedalando. Nós rezamos durante o percurso, cantamos, há outras atividades durante o passeio ciclístico”, observa.

Do Nordeste,o projeto chegou a Cuiabá e pouco tempo depois a Campo Grande, onde hoje já está na 7ª edição. E em Mato Grosso do Sul, o Pedal Cristo emplacou também em Dourados.

Segundo o padre Bruno, recentemente uma igreja de Brasília entrou em contato com ele pedindo autorização para realizar o Pedal Cristo na capital federal. E por lá, o projeto também vingou e fez sucesso entre os jovens.

“Logo que o Papa Francisco assumiu o pontificado, ele disse que era preciso sair das estruturas e ir atrás do povo. Senti isso como uma confirmação ao projeto”, ressalta o sacerdote.

Para o padre membro da Canção Nova, uma das maiores comunidades católicas do Brasil, o mundo hoje vive na era digital e é preciso que a igreja acompanhe esse processo na hora de criar mecanismos para evangelizar.

Milhares participam da pedalada em Campo Grande, que será realizada pela sétima vez amanhã (Facebook)
Milhares participam da pedalada em Campo Grande, que será realizada pela sétima vez amanhã (Facebook)

A 7ª edição do Pedal Cristo em Campo Grande acontece neste domingo (30). A concentração será na paróquia Santo Antônio, a partir das 16h. Antes do passeio ciclístico, haverá uma missa presidida pelo padre Bruno.

Todo o trajeto é realizado com o apoio de um trio elétrico, policiamento de trânsito, viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, carros para recolhimento de bicicletas que não completar o trajeto e carros com água e barras de cereais que são distribuídas gratuitamente aos participantes.

O tema desta edição é “O trânsito não pode impedir os sonhos de uma família. Valorize a vida”. As camisetas do Pedal Cristo estão à venda na Loja Canção Nova, que está localizada na rua Rui Barbosa, número 2.809.

A paróquia Santo Antônio, fica na rua 15 de Novembro, esquina com a avenida Calógeras, na região central da Capital.

Nos siga no Google Notícias