ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Alunas da Capital estão entre 12 mil que carregarão tocha olímpica no País

Jovens de 14 anos ganharam concurso de redação em escola pública

Thiago de Souza | 03/05/2016 19:30
Yasmim escreveu sobre a paz que os jogos olímpicos proporcionam. (Foto: Divulgação/Semed)
Yasmim escreveu sobre a paz que os jogos olímpicos proporcionam. (Foto: Divulgação/Semed)
Júlia falou sobre a importância de participar dos jogos olímpicos. (Foto: Divulgação/Semed)
Júlia falou sobre a importância de participar dos jogos olímpicos. (Foto: Divulgação/Semed)
José Roberto diz que será uma emoção única carregar tocha olímpica. (Foto: Arquivo pessoal)
José Roberto diz que será uma emoção única carregar tocha olímpica. (Foto: Arquivo pessoal)

Das 12 mil mãos brasileiras que carregarão a tocha olímpica, em mais de 300 cidades de País, duas serão das alunas campo-grandenses da Escola Municipal Múcio Teixeira Júnior, Julia Vega de Oliveira e Yasmim Ramos Feninanos. O percurso que cada uma vai percorrer com a tocha, no dia 25 de junho é de 200 metros.

Elas foram vencedoras de um concurso de redação, voltado para alunos do 8º e 9º anos, cujo tema principal era "O Brasil e as Olimpíadas". Cada aluna escolheu um dos sub-temas propostos pelo Ministério da Educação. Yasmim, 14, falou sobre a paz que os jogos olímpicos proporcionam a uma nação. Julia dissertou sobre o "espírito olímpico e a importância de participar".

"Não imaginava que minha redação seria a escolhida entre centenas de outros textos com potencial", relatou Yasmim. A jovem pratica natação e diz que está muito feliz em fazer algo tão importante, justo no mês de seu aniversário.

Yasmim diz que vai dedicar a conquista ao irmão, que é professor de educação física. Para a estudante "o esporte muda a vida de muitas pessoas, além de unir várias nações por um amor em comum, mesmo se algumas pessoas não sabem dar valor a isso".

Desde que recebeu a confirmação da participação no revezamento da tocha, Yasmim conta os dias para realizar o feito. "Estou ansiosa, tenho certeza que vou ficar nervosa e penso: Meu Deus não posso deixar isso cair", brincou.

O símbolo olímpico chegou ao Brasil, na madrugada de hoje, vinda da Grécia, e já mexe com o sentimento das pessoas. Ansiedade, emoção e orgulho são as palavras mais citadas para quem vai ter o privilégio de levar consigo o símbolo olímpico. Outros campo-grandenses também vão carregar a tocha olímpica, no dia 25 de junho, em percurso de 200 metros.

Adilson Higa, lutador e professor de jiu-jitsu, que amputou o braço esquerdo em um acidente de trânsito, diz que será um dia emocionante. Além disso, o desportista diz que vai passar a mensagem de que o jiu-jitsu deveria se tornar esporte olímpico.

Também desportista e Campo-grandense, Larissa Portela diz que se entusiasmou quando viu o tocha pan-americana passar por Campo Grande em 2007. Agora, 12 anos depois ela mesma vai transportar o símbolo olímpico na cidade onde mora e faz o que mais gosta, que é jogar handebol.

"Levei um susto, pois a confirmação da minha participação caiu no lixo eletrônico do e-mail. Fui ver um dia depois e corri o risco de nao participar", contou Larissa, que também se formou em educação física e hoje cursa zootecnica.

Emocionado também está o motorista, José Roberto de Almeida Filho, que é alagoano, mas escolheu Mato Grosso do Sul para viver. "Fiquei maravilhado, estou muito feliz, pois é uma coisa que só vai acontecer uma vez na vida", relatou José Roberto. "Representar a cidade e o estado será um orgulho para mim", completou. 

Os jogos olímpicos Rio 2016 começam dia 5 de agosto e terminam dia 21. As paralímpiadas começam dia 7 e terminam dia 18 de setembro.

Yasmim (esquerda) e Júlia venceram concurso e vão carregar a tocha olímpica. (Foto: Divulgação/Semed)
Yasmim (esquerda) e Júlia venceram concurso e vão carregar a tocha olímpica. (Foto: Divulgação/Semed)
Nos siga no Google Notícias