ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Árbitros e assistentes de MS serão avaliados por comissão da CBF no sábado

Thiago de Souza | 28/04/2016 18:00

Árbitros e árbitros assistentes de Mato Grosso do Sul farão um curso e passarão por teste, no próximo sábado (30), no Estádio Morenão, em Campo Grande. Eles serão avaliados por árbitros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela comissão de arbitragem da FFMS.

A primeira etapa do curso será um teste físico e começa às 9 horas, no Estádio Morenão. Serão três avaliações: uma para árbitros, outra para assistentes e outra para ambos.

Os árbitros serão avaliados seguindo o protocolo da FIFA, e passarão pelo teste Yo-yo, que consiste na realização de corridas em trechos curtos previamente determinados, sem pausa para descanso. A cada corrida realizada o árbitro tem de reduzir o tempo em relação ao primeiro tiro, correndo a mesma distância, e assim sucessivamente até que ele não suporte mais a atividade.

Para os árbitros assistentes, será aplicado o teste Yared, que são corridas laterais e frontais. Para ambos será feito também um teste de agilidade.

De acordo com o coordenador de arbitragem da FFMS, Manoel Paixão, haverá também o Vídeo Teste, que assim como o teste físico, também é bem difícil.

Na prova, a comissão exibe um vídeo com um lance de uma partida qualquer, e o árbitro, prontamente, tem de decidir o que marcar. O lance é repetido três vezes rapidamente, de ângulos diferentes, segundo Paixão. "O árbitro tem que dizer se for pênalti, por exemplo. Se o jogador deve receber cartão amarelo, vermelho, enfim, a decisão que seria tomada em uma partida real", explicou.

Também, segundo Paixão, haverá entrega de escudos da CBF para os árbitros que acabaram de entrar para o quadro da confederação.

Nos siga no Google Notícias