ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Árbitros passam a ser aspirantes Fifa e põem MS em destaque internacional

Thiago de Souza | 10/05/2016 15:45
Leandro (esq), Manoel Paixão e Daiane Caroline durante curso da CBF na Capital. (Foto: Divulgação)
Leandro (esq), Manoel Paixão e Daiane Caroline durante curso da CBF na Capital. (Foto: Divulgação)
Eduardo Gonçalves (vermelho) foi o primeiro assistente do Estado a chegar ao quadro Fifa. (Foto: Divulgação/FFMS)
Eduardo Gonçalves (vermelho) foi o primeiro assistente do Estado a chegar ao quadro Fifa. (Foto: Divulgação/FFMS)
Árbitros do MS passam por jornada técnica na Capital sobre novas regras do futebol. (Foto: Divulgação)
Árbitros do MS passam por jornada técnica na Capital sobre novas regras do futebol. (Foto: Divulgação)

A chegada dos árbitros assistentes de Mato Grosso do Sul, Daiane Carolina Muniz e Leandro dos Santos Ruberdo, ao quadro de aspirantes à Fifa, mostra que a arbitragem de MS continua em destaque no cenário nacional e internacional. Em dezembro de 2015, o assistente Eduardo Gonçalves realizou o feito de ser o primeiro do Estado a entrar para o quadro da maior entidade do futebol mundial.

A divulgação da escolha dos profissionais foi divulgada, nesta terça-feira (10), pelo presidente da Comissão de Arbitragem da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Manoel Paixão.

O dirigente disse que é uma hora para a entidade saber que os profissionais iniciados aqui estão tendo reconhecimento lá fora. Os nomes dos dois já aparece no site oficial da CBF.

Daiane Caroline apita há quatro anos pela FFMS e há 2 atua também no quadro da CBF. A assistente tem 27 anos e tem duas finais do campeonato estadual como jogos de destaque. Um da série B e outro na série principal. Este ano ela destaca a atuação nas semifinais, quando o Sete de Dourados enfrentou o Operário, no Estádio Jacques da Luz.

Para a profissional, boas notícias sempre são esperadas, mas essa chegou de surpresa. "A gente dorme com um objetivo e acorda com o sonho realizado, e estar vivendo isso é uma sensação inexplicável", relata Muniz.

Emocionada, a assistente disse que a família ainda não sabe da boa notícia. "É uma surpresa que recebi de coração aberto", comentou. A aspirante agora sabe da responsabilidade que tem pela frente. "A dedicação aumenta, pois a responsabilidade agora é maior", pontuou Muniz.

A emoção de ter o trabalho reconhecido se estende ao colega Leandro dos Santos Ruberdo, que integra o quadro da FFMS há 10 anos, sendo há seis integrando o quadro da confederação brasileira.

Entre os jogos mais importantes estão as finais do estadual da série A de 2012, 2015 e 2016. O último jogo foi a final entre Sete de Dourados e Comercial, quando o time douradense vence por 2x1, em Dourados.

Ruberdo disse que os desafios vão aumentando e isso é gratificante. Ele destaca, que a partir de agora ele passa a representar um conjunto maior de profissionais. "Eu estou representando a arbitragem de MS todinha naquele jogo que estou fazendo. É um grupo todo por trás, tem a comissão estadual, a nacional, e por isso tenho que desempenhar bem a função.

Agora, segundo Ruberdo, que tem 33 anos, o momento é de aguardar as convocações para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e fazer boa atuação. Ele ressalta que as próximas atuações como assistentes devem ser avaliadas. No caso da Fifa, ele disse que a entidade vai monitorar os cursos físicos e técnicos da CBF, e assim compor relatório sobre o desempenho dos árbitros assistentes. 

Assim que adentrarem ao quadro da Fifa, os árbitros assistentes poderão atuar em partidas da Copa Libertadores, Copa América e outros jogos internacionais.

Nos siga no Google Notícias