ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Atleta de Campo Grande integra time do São Paulo na Copinha

Fabiano Arruda | 24/12/2011 17:12
Aos 16 anos, Hugo Gomes comemora participar da primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior. (Foto: Fernando da Mata)
Aos 16 anos, Hugo Gomes comemora participar da primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior. (Foto: Fernando da Mata)

O campo-grandense Hugo Gomes, de 16 anos, fará parte do elenco do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio da categoria no País que começa no dia 3 de janeiro.

Apenas ele e outros três atletas da mesma idade integram o grupo do tricolor paulista no torneio, que reúne jogadores de 17 e 18 anos.

Hugo completa 17 anos no dia 4 de janeiro, quando o São Paulo estreia na competição diante da equipe do Palmas, de Tocantins. "Ainda não sou titular, mas como experiência já é uma vitória", analisa.

O jogador chegou em 2009 no clube do Morumbi como segundo volante. Por conta de ter como diferencial a forte marcação logo foi promovido para primeiro volante, no entanto, desde o ano passado atua como zagueiro por conta da altura de 1,85 metro.

O bom cabeceio foi outro quesito que chamou atenção dos treinadores da categoria de base são-paulina para começarem a escalar Hugo como terceiro zagueiro. Durante os três campeonatos disputados no ano passado, ele anotou 13 gols na temporada, sendo nove de cabeça.

Já no primeiro ano de São Paulo, em 2009, Hugo recorda do primeiro torneio disputado. “Foi o Mundial de Clubes no Japão, em Tóquio, onde fomos campeões”, destaca.

Neste ano, jogando pelo Sub-17, mesmo com 16 anos, lembra ter iniciado a temporada como reserva. “Depois já assumi posição de titular”, conta, pontuando que, além de zagueiro e volante, também já jogou como lateral direito.

Para ele, atuar de forma polivalente tem auxiliado na ascensão dentro do clube.

Hugo conta que, na posição de defensor, espelha-se no uruguaio Lugano, ídolo do Tricolor. “A garra dele em campo é impressionante”, comenta.

Longe de casa desde os 14 anos, ele conta com o apoio constante do pai, Hélio Domingos Gomes, que vai para São Paulo com certa frequência.

Hélio, que também foi atleta e atuou pelo time profissional do Operário em 1982, analisa que a evolução do filho foi muito rápida. E compara a mudança do futebol com relação à época que atuava.

“Hoje os garotos têm muito mais estrutura e apoio dos pais. E o Hugo está num clube em que todo mundo quer estar”, diz.

Depois da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Hugo revela que 2012 terá o Campeonato Paulista, depois torneio que é disputado no México, uma espécie de Taça Libertadores da América da categoria, que ele disputa pelo segundo ano seguido, além do Campeonato Brasileiro que será realizado na Bahia (BA).

Pela idade, o jovem zagueiro campo-grandense pode jogar mais duas Copinhas, contudo, diz ter outra meta. “Quero disputar mais uma Copinha em 2013 e já ser chamado para treinar entre os profissionais”, almeja, revelando que o time principal do São Paulo vai treinar com os juniores no mês de janeiro como preparação para o Campeonato Paulista. A expectativa é que o técnico Emerson Leão enxergue logo seu potencial para a defesa tricolor.

Nos siga no Google Notícias