ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Atletismo em 2014 promete ser 'cheio' e poderia ser melhor com pista em Parque

Helton Verão | 02/02/2014 10:08
Projeto ainda 'não andou' e adeptos sonham com conclusão de obra para maior ascensão
Projeto ainda 'não andou' e adeptos sonham com conclusão de obra para maior ascensão

O atletismo de Mato Grosso do Sul está com o calendário cheio de competições para 2014 e pode aumentar ainda, caso seja feito investimento. Muito além da ascensão do esporte, com cada vez mais pessoas aderindo, a expectativa de verdade fica por conta da pista moderna prometida, mas que até agora não saiu do papel, no Parque Ayrton Senna.

Já estão confirmadas 18 competições para este ano, número que pode aumentar para até 25. “São provas de 5km a 10km, temos a modalidade em ascensão. A pista nova no Parque Ayrton Senna com certeza pode selar uma nova fase, poderemos para de exportar atletas para manter aqui”, ressalta a presidente da FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), Valeria Gonçalves Calhao.

A Prefeitura Municipal recebeu R$ 3,5 milhões do Ministério dos Esportes para viabilizar a uma pista de atletismo moderna, mas que ainda não saiu do papel. Em abril irá completar um ano da visita do ministro Aldo Rebelo, que na ocasião, além do Parque, prometeu o ministro.

A presidente Valéria cita os casos de joias do atletismo do Estado, como Rayane Amaral e prevê em breve Yelstin Jaques também deixando o Estado para treinar em outras praças. “Somos exportadores de atletas graças ao pouco investimento, eles saem e representam outros Estados. Mas a pratica está aumentando, com a pista vai aumentar o interesse e até corredores do interior poderão vir para cá”, prevê Valéria.

Projeto prevê pista moderna no Parque. Viabilização já ocorreu há quase um ano
Projeto prevê pista moderna no Parque. Viabilização já ocorreu há quase um ano

“Para quem está preparando para Olímpiadas, 400 metros, claro até corredor de rua amador vai querer correr nessa pista”, avalia o corredor amador, Antonio Marques, 42 anos.

Para o jornalista Marques, a corrida de rua é o esporte mais praticado na Capital, depois do futebol.

O Campo Grande News tentou o contato com a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), que indicou a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) como responsável pela obra, mas não obtivemos sucesso no contato feito com órgão.

Atualmente, de acordo com a FAMS, em Mato Grosso do Sul tem pouco mais de 1,5 mil atletas federados.

Entre as principais provas oficiais para este ano, estão a 3ª Corrida das Águas, no dia 23 de março; o Circuito de Caixa de Corridas, no dia 11 maio; a 5ª maratona de revezamento, que também será disputada na categoria individual este ano, ambas no dia 8 de junho; a Volta das Nações, no dia 12 de outubro e a 4ª Volta da UFMS, no dia 30 de novembro.

A Corrida Noturna do Shopping Campo Grande não é considerada oficial por não ser medida pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

A novidade deste ano é a corrida noturna do outro shopping, o Bosque dos Ipês. Ela acontece no dia 15 de março. As inscrições podem ser feitas até o dia 12, do mesmo mês. Para inscrever-se clique neste link.

Nos siga no Google Notícias