ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Azambuja promete mais investimentos e ações coletivas no esporte de MS

Leonardo Rocha | 27/02/2015 10:44
Governador prestigia Fórum de Esporte e Lazer e ressalta que setor é prioridade na sua administração (Foto: Marcelo Calazans)
Governador prestigia Fórum de Esporte e Lazer e ressalta que setor é prioridade na sua administração (Foto: Marcelo Calazans)
Reinaldo ressaltou que quer projetos e ações construídos de forma coletiva com gestores e federações esportivas (Foto: Marcelo Calazans)
Reinaldo ressaltou que quer projetos e ações construídos de forma coletiva com gestores e federações esportivas (Foto: Marcelo Calazans)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou hoje (27), durante o lançamento do Fórum de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, que espera que os projetos do setor sejam construídos de forma coletiva pelos gestores e representantes das modalidades, dando sugestões e apontando demandas importantes. Ele garantiu que o Estado vai investir no esporte, para que este seja ferramenta de inclusão social.

“Não tem fartura (recursos), os governos estão com orçamentos apertados, mas no momento de dificuldade que criamos políticas duradouras, a longo prazo, pois o esporte modifica o ambiente dos bairros, principalmente dos jovens, afasta das drogas e pode ser ferramenta de inclusão social”, disse ele.

Reinaldo garantiu que o esporte é uma de suas prioridades e que a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) irá organizar o sistema e criar critérios eficientes para a aplicação dos recursos do FIE-MS (Fundo de Investimento Esportivo) e também da bolsa atleta, que contempla talentos do Estado.

“Não existe prato feito, são vocês (gestores e comunidade esportiva) que vão construir, dar sugestões importantes, aqui não tem sabe tudo”, pontuou o tucano. Sobre os recursos, o governador ressaltou que haverá investimentos da fonte 100, para contribuir com as modalidades.

“Por esta razão foi importante trazer pessoas qualificadas, para ocupar bem os espaços, o esporte disciplina e trás um ambiente saudável”. O governador disse que os projetos terão transparência e clareza e precisam atingir as 79 cidades do Estado.

Ações – Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, ressaltou que o fórum vai levar a comunidade esportiva do Estado, as ações e projetos nacionais, assim como definir os novos critérios para o FIE-MS, do projeto bolsa atleta e o calendário esportivo do Estado em 2015.

“Vamos ouvir as dificuldades do setor, assim como sugestões, para construção coletiva do Plano Plurianual. No período da tarde (hoje), ainda vamos ter uma exposição sobre elaboração de projetos, execução e prestação de contas, para orientar e ajudar os gestores”, frisou ele.

Marcelo citou que assumiu uma equipe muito competente na Fundação, com motivação, para dar início aos projetos e conseguir contribuir com promessas do esporte sul-mato-grossense. “Quando aceitei este desafio cheguei a ficar apreensivo por conhecer pouco da vida pública, mas estou confiante neste trabalho em conjunto”.

Objetivos – O evento que conta com a participação de representantes de ligas esportivas, associações, ongs, instituições, federações, atletas, juízes e gestores de diversas modalidades, tem como meta debater e articular a implementação de políticas públicas no esporte, com a formação do Plano Plurianual.

Entre os convidados para “enriquecer” mais o debate, estão o gerente de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, André Furtado, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, o presidente do Sistema Confef/Cref, Jorge Steinhilber, e o diretor de eventos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Alessandro Batiste.

Nos siga no Google Notícias