ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Câmara dos Deputados aprova mudanças na Lei Pelé

Redação | 09/02/2010 21:37

A Câmara dos Deputados aprovou hoje projeto de lei que modifica a Lei Pelé (9.615/98) para definir novas regras de relacionamento entre os clubes e os atletas, além de aumentar o repasse de recursos para os clubes formadores de esportistas para as modalidades olímpicas e para o futebol, entre outras medidas.

Ficou para amanhã (10), a votação dos destaques que visam alterar o texto apresentado pelo relator, deputado José Rocha (PR-BA), e aprovado pelos deputados.

De acordo com o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), um dos negociadores da proposta, o projeto assegura compensação aos clubes pela formação dos atletas. Segundo o deputado, essa compensação se dá todas as vezes que o atleta mudar de clube.

O texto aprovado também assegura para estas agremiações o primeiro contrato dos atletas, a partir dos 16 anos, por um período de cinco anos, além de preferência na renovação do contrato.

Outra novidade do texto, segundo Sílvio Torres, é a garantia que os clubes formadores passarão a receber em torno de um sexto do dinheiro destinado ao Ministério dos Esportes oriundo da arrecadação das loterias, que é de 4,5% da arrecadação das loterias.

Nos siga no Google Notícias