ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Campo Grande é pioneira em nova arte marcial havaiana, o 'Kajukenbo'

Helton Verão | 24/01/2014 17:01
Sibak Fábio Borges lembra que a arte marcial é democrática, sem limite de idade, peso ou sexo (Foto: Arquivo Pessoal)
Sibak Fábio Borges lembra que a arte marcial é democrática, sem limite de idade, peso ou sexo (Foto: Arquivo Pessoal)

Campo Grande é a Capital nacional de uma arte marcial com poucos praticantes no Brasil, o ‘Kajukenbo’. Ela chegou a cidade graças a graduação de Fábio Borges, 49 anos, que tem mais de 40 anos de estudos de Taekwondo, Jiu Jitsu, Aikido e Bujutsu. No último mês de junho, após indicação do professor português, Renato Bernardino, ele passou por entrevista com o espanhol e grão Angel Garcia Soldado que o aprovou como instrutor de Kajukenbo.

Essa é uma arte marcial híbrida, que combina o Karatê, judô, jujitsu, kenpō e o wushu (boxe chinês). Juntando-se as primeiras sílabas dos nomes dos componentes foram o nome “kajukenbo”. Atualmente no Brasil, pouco mais de 20 pessoas praticam a modalidade. Foi desenvolvida, na década de 1940, no Havaí, como método de auto-defesa contra criminosos e soldados da marinha americana que atacavam os habitantes locais.

Assim como o mestre é chamado de “Grão”, o professor de “Sifu”, o instrutor carrega consigo o alcunha de “Sibak”. “Descobri o Kajukenbo após pesquisa na internet, precisava descobrir novas técnicas para defesa pessoal. Vi que com minhas graduações”, revela Sibak Fábio.

Ele afirma ser o único licenciado no Brasil para ensinar a arte marcial. “Não se trata de um esporte. E sim técnicas para defesa pessoal, contra o sedentarismo, a auto estima, enfim, ter uma vida melhor”, resume Borges, que é licenciado pelo “Garcia Metodes”.

Natural do Rio de Janeiro, mas há mais de 30 anos residindo em Campo Grande, Fábio é policial militar e ministra aulas de Kajukenbo à Guarda Municipal da Capital e também a Polícia Militar.

Até por skype, Fábio ministra aulas para alunos em Maracaju, Belém e Brasília
Até por skype, Fábio ministra aulas para alunos em Maracaju, Belém e Brasília

Além dos guardas e policiais, Sibak Fábio ministras aulas para um grupo de 15 pessoas, por pelo menos três vezes na semana. Além de já ter alunos em Maracaju, Belém e Brasília. “Com estes alunos mantenho o contato por Skipe, e ao menos três vezes por mês eles vem para Campo Grande ou eu vou até eles para dar aula”, conta Borges.

“Não existe limite de idade, sexo, peso, enfim, é uma arte marcial democrática”, completa.

Para ser aluno de Sibak Fábio, o valor da mensalidade é de R$ 60, com a garantia de ter seis horas semanais de aulas, mas podendo se estender até a seis vezes na semana.

O instrutor garante que o interessado não precisa saber alguma arte marcial para ser um aluno.

Em abril acontece o primeiro seminário de Kajukenbo no Brasil, e claro será realizado em Campo Grande.

Mais informações pelo site http://www.kajukenbo.com.br ou pelo telefone (67) 8154-4083.

Nos siga no Google Notícias