ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Capital sedia Nacional de Velocidade na Terra amanhã

Redação | 04/09/2009 15:35

Campo Grande sedia neste final de semana a 7ª e 8ª etapas do Campeonato Nacional de Velocidade da Terra. O evento, que deverá reunir 70 pilotos de 12 estados brasileiros, tem entrada gratuita.

Nesta tarde, houve baterias de treino livre para os competidores que já chegaram à Capital.

A partir de amanhã, na pista do bairro Otávio Pecora, os portões serão abertos ao público às 8h e haverá treinos livres, classificatórios e as provas. A programação segue até às 17h, com o início da primeira corrida para o nacional às 13h30.

Comissário desportivo do evento, Gastão Vosgerau, explica que a prova é composta por três categorias: Mini-fórmula tubular, Super-fórmula com motores 1.6, e Fórmula Turismo 1.600, todas elas realizadas em pista de terra.

Segundo ele, o diferencial da competição é que durante as voltas o terreno é modificado e até buracos podem ser abertos no meio da pista. "No asfalto é um reloginho, o piloto sabe quando acelerar e frear. Aqui a pista vai se alterando durante toda a prova, é imprevisível", explica.

Ranking - Líder da categoria Super-fórmula, ou tubular injetado, o piloto baiano Ricardo Basso participa há cinco anos desse tipo de competição e avalia a pista onde irá correr amanhã como mais 'técnica' que as demais. "Ela exige tanto do carro quanto do piloto", afirma.

Se vencer a prova, ele já pode ser considerado o campeão nacional de sua categoria, pelos pontos que acumula em relação aos concorrentes.

Já o piloto Christiano Bornemon, líder na Fórmula Turismo 1.600, precisa apenas completar a corrida deste sábado para ser bicampeão de sua categoria.

Apesar de estar à frente dos concorrentes, o piloto que veio de Curitiba reclama do desgaste físico provocado pelo clima sul-mato-grossense. "Esse calor atrapalha bastante", diz.

Incentivos - Colecionador de títulos na modalidade turismo, que disputa com um veículo Gol, Bornemon reclama da falta de incentivos para a Velocidade na Terra. "

Nos siga no Google Notícias