ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Veículo montado por alunos da UCDB participa de competição em São Paulo

Nyelder Rodrigues | 24/02/2017 19:34

Um carro montado por estudantes da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) vai disputar em São José dos Campos (SP) a 23ª edição da Baja SAE Brasil, competição nacional que acontecerá entre os dias 9 e 12 do próximo mês.

A equipe, chamada Javalis Baja UCDB, é integrada por alunos dos cursos de engenharia Mecânica, Elétrica e Controle e Automação da universidade. Ao todo, 23 pessoas fazem parte do projeto, chamado Fórmula Baja.

"Além de toda a parte estudada em sala de aula, [os alunos] aprendem a trabalhar em equipe, cumprindo metas e prazos como em uma empresa real", frisa o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Montanare sobre como a competição auxiliar na formação profissional e pessoal dos acadêmicos.

A Javalis Baja UCDB vem trabalhando há um ano e meio no projeto para participar pela primeira vez da competição, desde a concepção do projeto e construção do carro, sob orientação dos professores, que são responsáveis pela administração da equipe, parte técnica e viabilidade econômica do projeto.

O carro estará concluído na próxima semana e segue no dia 8 de março para São José dos Campos. Dentre os desafios do Baja SAE Brasil estão duas avaliações. Uma delas é a estática, que leva em conta o desenvolvimento do projeto e a questão de segurança do piloto que vai conduzir o carro durante o torneio.

Já a outra é a dinâmica, que avalia a aceleração do carro, a manobrabilidade, rampa e inclui o enduro – prova de quatro horas enfrentando muita lama. O conjunto de notas vai definir os três primeiros colocados, que ficam automaticamente inscritos para representar o Brasil na etapa mundial, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh (EUA).

Conforme o regulamento, os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Ao todo, 88 competidores participam no Brasil.

Nos siga no Google Notícias