ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Casa da Mulher Brasileira se consolida como espaço de proteção e acolhimento

Alan Diógenes | 08/03/2015 21:38

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e tem como objetivo facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados. Inaugurada em 03 de fevereiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff, em um mês de funcionamento foram realizados 1.928 atendimentos no período.

O complexo conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência. E funciona 24 horas na proteção da mulher vítima de violência.

A Defensoria Pública, por exemplo, orienta as mulheres vítimas de violência doméstica ou que necessitem de qualquer auxílio jurídico. Muitas vezes, por falta de esclarecimento de direitos, a mulher não mantém distância de seu agressor. “Em cerca de 90% dos casos, é preciso ação com medidas protetivas”, explica a defensora pública Maritza Brandão.

“Com a informação jurídica, a vítima de violência se sente mais segura, sabe de seus direitos, da guarda dos filhos, sobre pensão”, ressalta a defensora pública Graziele Ocáriz. A Defensoria Pública realizou 166 atendimentos desde a inauguração da Casa. Além do acompanhamento dos processos criminais, são elaboradas ações cíveis e de família. Esse atendimento integral evita a revitimização da mulher, uma vez que ela vai expor sua situação apenas uma vez e em apenas um local.

Na manhã desta sexta-feira, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher apresentou os resultados da “Operação Mulher Brasileira”, que cumpriu 58 mandados de prisão. Os homens respondem por vários crimes relacionados à violência contra mulher.

A coordenadora da operação, delegada Rosely Molina, explica que o enfretamento à violência ganha celeridade e ampliação com a Casa. “Todos instrumentos que podemos usar para enfrentar a violência são bem-vindos e com a Casa da Mulher Brasileira temos mais celeridade e certamente irá melhorar e aprimorar a qualidade dos serviços”, avalia.

Na próxima segunda-feira (9), será inaugurada a primeira Vara de Medidas Protetivas do Brasil, como está sendo chamada a Terceira Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Campo Grande. Criada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul no dia 10 de fevereiro, a Vara acelera ainda mais a resolução dos casos de violência doméstica.

As medidas protetivas podem ser pedidas imediatamente ao juiz, que adota de imediato a medida ou medidas mais concernentes ao caso como, por exemplo, a prisão preventiva do agressor, sua saída do lar ou afastamento da vítima, entre outras.

A Casa da Mulher Brasileira fica na rua Brasília s/n, lote A, quadra 2, Jardim Imá, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. O telefone para atendimento é o 180.

Nos siga no Google Notícias