ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

CBF padroniza medidas de campos em 43 estádios das séries A e B

Thiago de Souza | 13/01/2016 15:09
Profissionais trabalham para padronizar medidas dos campos no Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)
Profissionais trabalham para padronizar medidas dos campos no Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)

Os 43 estádios de futebol das séries A e B terão tamanho padronizado, de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, segundo a Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A medida faz parte do Projeto Gramados, criado pela entidade no início de 2015.

A medida dos gramados ficará igual às da Copa do Mundo da Fifa. Segundo a CBF, os administradores – clubes, órgãos governamentais, federações e concessionárias – dos estádios atendidos receberão um certificado, válido até o fim de 2016.

No primeiro passo, de agosto a novembro do ano passado, foram feitas vistorias para levantar necessidades de ajustes topográficos, que dizem respeito à dimensão do campo, e de melhorias na qualidade do gramado. Este mês, começaram as alterações, com apoio técnico e instrumental da CBF.

Cada estádio recebe 20 marcos, instrumentos que são fincados no campo e servem para indicar, exatamente, os locais em que as linhas devem ser pintadas. Em alguns casos, traves de alumínio também estão sendo entregues para substituição das balizas de ferro.

A segunda etapa da padronização é dividida em duas frentes: topografia (duas equipes com dois profissionais cada) e agronomia (quatro agrônomos). No apoio para melhorar da qualidade e ajudar na manutenção da grama, a CBF doa cortadores de grama e outros instrumentos para uso cotidiano.

Para garantir a uniformização do comprimento, largura, espessura das linhas e formas geométricas do campo, uma empresa credenciada pelo Inmetro faz as medições e marcações em todos os estádios. O investimento de R$ 2,2 milhões nessa primeira edição do Projeto Gramados foi feito pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 para o Brasil. Já está aprovada a continuidade até 2018.

Nos siga no Google Notícias