ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Cene desiste da Série B e FFMS confirma competição com seis times

Nyelder Rodrigues | 03/10/2016 23:16
 Dificuldades na administração do clube fizeram o Cene cair para a Série B em 2015 e, agora, desistir da participação (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Dificuldades na administração do clube fizeram o Cene cair para a Série B em 2015 e, agora, desistir da participação (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O hexacampeão sul-mato-grossense Cene, rebaixado à Série B do Estadual em 2015 após terminar na lanterna da Série A, desistiu de disputar a segunda divisão deste ano e, com isso, se afasta do futebol profissional. Com isso, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) definiu a realização da Série B com apenas seis equipes.

A previsão é que a competição comece em novembro, durando um mês. Os dois primeiros colocados vão subir para a primeira divisão, substituindo os rebaixados Aquidauanense e Misto. No Grupo A, está o tricampeão Ubiratan, acompanhado de Maracaju e Urso de Mundo Novo. Já no Grupo B, estão União/ABC, Moreninhas e o Coxim, que tem um título da Série A.

Os jogos serão disputados na primeira fase, em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, que será no sistema de mata-mata. A estreia acontece dia 15 de novembro, com os jogos entre Coxim e Moreninhas, e Ubiratan e Urso. A final será no dia 18 de dezembro.

A saída do Cene na competição já era prevista, pois o clube, fundado em Jardim pela New Hope - que em português significa Nova Esperança, origem da sigla que nomeia o Cene (Clube Esportivo Nova Esperança), que migrou para Campo Grande no início da década passada, quando começou a ser protagonista do futebol estadual.

Com a morte do líder da New Hope, o coreano reverendo Moon, o clube passou a enfrentar dificuldades financeiras, tendo que, inclusive, alugar a estrutura de treinamentos montada na região do Jardim Los Angeles, em Campo Grande. Em 2015, o time disputou a competição em parceria com o Guaicurus, equipe que antes focava apenas as categorias de base.

Disputas internas pelo poder também atrapalharam a equipe a buscar autonomia financeira e novamente galgar títulos no Estado. O atual presidente, José Rodrigues, e o ex-presidente Paulo Telles, antes amigos, chegaram até a discutir rispidamente em público em uma entrevista na sede do clube. Desde então, o Cene amarga o "fundo do poço".

Nos siga no Google Notícias