ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Circuito de kart atrai público da Capital para os altos da Afonso Pena

Paula Vitorino | 15/05/2011 12:15

Competição vai até às 17h deste domingo

Corrida termina às 17h. (Fotos: Simão NOgueira)
Corrida termina às 17h. (Fotos: Simão NOgueira)
40 pilotos disputam as cinco categorias.
40 pilotos disputam as cinco categorias.

Neste fim de semana, o I Circuito de Rua Pantanal de Kart está movimentando as imediações do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grade. O público pode conferir a corrida gratuitamente. Hoje, às 10h houve a largada para tomada de tempo classificatória dos pilotos e a partir das 12h tem início a largada oficial do circuito.

A corrida está prevista para terminar às 17h, com a entrega dos troféus. São cerca de 40 pilotos de kart, que disputam entre as cinco categorias do Circuito: Cadete (idade mínima de 6 anos), Executive, Five Speed, Super F4 e F4.

O evento é a primeira corrida de kart de rua da Capital e tem como maior objetivo aproximar o público do esporte. “Estamos conseguindo o nosso objetivo, que era aproximar o kart do público e ter a participação de todos os pilotos do Estado”, diz o presidente da Federação de Automobilismo do Estado, Valdemir Dias Terra.

E quem foi até os altos da Avenida Afonso Pena para conferir o Circuito aprovou a iniciativa. “Acho fantástica a iniciativa. Tem que incentivar mesmo o esporte, precisa ter mais isso aqui na Capital”, diz o empresário Leonardo Faria da Cunha, de 56 anos, que foi junto com toda a família prestigiar o evento.

Para muitos espectadores, o Circuito foi a primeira oportunidade de assistir uma corrida de kart na Capital. O bancário Eduardo Alem, de 39 anos, conta que o local escolhido para o evento facilitou o acesso do público.

“Estou gostando muito, achei legal fazer aqui porque é muito mais acessível. Nunca tinha conseguido ir ver uma corrida porque ficava muito longe para ir ao kartódromo. Aqui é mais arborizado, tem uma sombrinha pra hora que quiser descansar”, diz.

Para a defensora pública Edmeire Broch, de 35 anos, o Circuito também foi uma oportunidade de conhecer o kart, mas ela faz algumas sugestões de melhorias.

“Está tudo bem organizado, mas só achei a pista longe do público, se fosse uma circuito menor acho e mais perto acho que ficaria melhor”, sugere.

A organização do evento espera cerca de 6 mil pessoas ao longo deste domingo. O local conta com arquibancadas e também uma área fechada, onde a entrada tem o valor de R$ 25.

O trajeto do circuito é de aproximadamente 700 metros e percorrerá as vias Avenida Professor Luiz Alexandre de Oliveira, Rua Ivan Fernandes Pereira e Rua Hélio Yoshiaki. As ruas serão fechadas e terão fluxo de trânsito remanejado até o fim da tarde.

Divulgação - O piloto Fábio Di Cola, de 30 anos, espera que o Circuito na rua, mais próximo do público, dê mais visibilidade ao kart no Estado.

“Esse tipo de evento é bom porque traz o público, patrocínio e a mídia também, aumentando a divulgação da modalidade, diz.

Fábio, que corre desde os 14 anos, revela que nenhum piloto do Estado consegue viver profissionalmente de kart no Estado, segundo ele, “o apoio financeiro é zero”. “Esse ano as coisas parecem que estão melhorando, até a participação dos pilotos está maior”, diz.

Kart - De acordo com o presidente da Federação, o Estado conta atualmente com 40 pilotos. Os treinos acontecem no Kartódromo da Capital, no bairro das Moreninhas. Valdemir explica que os interessados na modalidade podem entrar em contato com a Federação para iniciarem no esporte.

“A partir de 6 anos já pode começar a correr. Hoje no Kartóromo temos a possibilidade da pessoa ir lá, alugar um kart e experimentar correr, para ver se gosta e depois participar das competições”, diz.

No próximo dia 29 começa o campeonato estadual de Kart e a Copa Fundesporte de kart, em Itaquiraí. O resultado do I Circuito de Rua Pantanal de Kart não vai valer para classificação nos campeonatos estaduais.

Serviço: O telefone da Federação de Automobilismo do Estado é 3025-1910.

Nos siga no Google Notícias