ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Com 40 km, percurso da tocha em Campo Grande é um dos maiores

Fernanda Mathias e Alberto dias | 23/06/2016 11:29
Tocha chega amanhã, vai para Bonito e percurso na Capital será sábado (Foto:Divulgação)
Tocha chega amanhã, vai para Bonito e percurso na Capital será sábado (Foto:Divulgação)

O percurso da Tocha Olímpica em Campo Grande será um dos maiores do País, 40 quilômetros, com 150 condutores, conforme informado na manhã desta quinta-feira pelo Comitê Rio 2016 e representantes da Prefeitura, na Esplanada Ferroviária. A tocha chegana noite desta sexta-feira (24) na Base Aérea de Campo Grande. No sábado segue para Bonito e às 13h15 retorna à Capital, quando se inicia o trajeto.

Duas crianças selecionadas pelo MEC (Ministério da Educação) vão receber a tocha que será acendida e depois inicia o percurso, pela Avenida Duque de Caixas. O percurso segue pela Candido Mariano, Alan Kardec, Dom Aquino, contornando Praça das Araras, Afonso Pena, a tocha contorna a Praça Ary Coelho, continua pela 15 de novembro e segue pela Calógeras até a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde haverá um pequeno evento de recepção no Teatro Glauce Rocha.

De lá, a tocha segue de carro para o início da segunda parte do percurso, na Spipe Calarge, continua pela Avenida Eduardo Elias Zahran até a rui Barbosa, faz curva para a 14 de julho e segue até a Avenida Mato Grosso, passando pela Pedro Celestino, Maracaju e depois 13 de maio.

Segue pela Barão do Rio Branco até a Bahia, voltando para a Avenida Mato Grosso e na Avenida Ceará, no hipercenter Comper, haverá mais um evento promovido pelos patrocinadores para recepção da tocha. Por fim, entra pela rua lateral do Parque das Nações, onde o índio Vanilson Farias Francisco, 20 anos, da aldeia Tumoné M' Kalamimonó (Futuro da Criança), na zona rural de Campo Grande irá atravessar o lago de canoa e conduzir a tocha até o palco, onde será acesa a pira. A chama ficará acesa por 30 minutos e depois a pira será recolhida para o percurso do interior do Estado. Acadêmico de Medicina Veterinária, Vanilson pratica arte e flecha e já conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos dos Povos Indígenas de 2013 em Tocantins e 2014 em Cuiabá. “É uma grande responsabilidade ser o último corredor e acender a pira”.

Cada um dos condutores recebe uma tocha e o anterior acende a do próximo na sua em um ato chamado "momento do beijo"

Dos condutores, 12 serão atletas indicados pela prefeitura, dentre eles a maratonista Rosinha Conceição, que tem uma história de superação. Foi menina de rua e chegou a pesar 82 quilos. “Estou muito orgulhosa, não consegui estar nas Olimpíadas e agradeço a Deus por essa oportunidade. Fiquei muito nervosa quando ligaram do Rio e disseram que tinha sido escolhida. Larguei as panelas no fogo, saí correndo e liguei para todo mundo”. Aos 22 ano, Rosinha participou da corrida de Tiradentes e desmaiou e hoje consegue completar maratonas

Outra condutora é a paratleta Michele Ferreira, 31 anos, bronze na modalidade judô, na paraolimpíadas de Pequim e de Londres. Haverá eventos com apresentação musical nas praças Ary Coelho, Tocha e Parque das Nações, organizados pela Prefeitura em conjunto com Comitê Rio 2016 e patrocinadores.

Confira aqui o percurso da tocha

Nos siga no Google Notícias