ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Com "mãos gigantes", 1º campeonato de Zaccaro Ball acontece na Capital

Filipe Prado | 20/09/2014 16:42
Atletas usam "mãos gigantes" no jogo (Foto: Marcelo Victor)
Atletas usam "mãos gigantes" no jogo (Foto: Marcelo Victor)

Despertando a curiosidade de quem prestigiou o torneio de beach tennis, na praça esportiva do Parque Belmar Fidalgo, o primeiro campeonato de Zaccaro Ball foi realizado em Campo Grande. Com a quadra parecida com a de Beach Tennis e a mistura de regras do tênis e vôlei, o esporte começou a ganhar adeptos.

A raquete usada no beach tennis foi trocada por dois suportes, parecidos com grandes mãos, e os jogadores podem usar tanto a esquerda quanto a direita para acertar a bola. Como mo tênis, o jogador pode esperar a bola quicar na quadra, que também não precisa ser necessariamente de areia.

O criador do jogo, o educador físico Sérgio Plaster Zaccaro, 64 anos, revelou que o esporte foi criado depois que a “febre Gustavo Kuerten” começou no Brasil. “As crianças entravam no tênis, e quando iam crescendo, somente um lado do corpo se desenvolvia”.

As “mãozinhas mágicas”, como são chamadas por Zaccaro, fazem com que o atleta desenvolva os dois lados do corpo, não causando futuras contusões ou dores. “Eu acordei pra isso. Vi que as pessoas estavam ficando tortas e criei o esporte”, explicou o criador.

A quadra do esporte possui apenas 15x4m, menor que a de beach tennis. A pontuação é mesma do vôlei, cinco sets, porém o apenas 11 pontos precisam ser feitas para a vitória de cada um.

O primeiro Campeonato de Zaccaro Ball aconteceu em Campo Grande, conformei Sérgio, para “prestigiar as pessoas que já conheciam o esporte na região”. Zaccaro afirmou que o esporte tem se espalhado por várias partes do país e até para o exterior, como a Grécia.

Quem foi assistir o campeonato estranhou o esporte, mas logo se acostumou com duas “mãos” no lugar da raquete. “É interessante. As pessoas entendem e aprendem a jogar muito mais rápido”, admitiu João Paulo Batista Pereira, 47.

Em um dos times do torneio, Mariana Nantes Pereira, 13, também aprovou o novo jogo. “Eu achei bem mais fácil de jogar, tirando o saque”, comentou. Ela também participou do torneio de beach tennis e admitiu que o Zaccaro Ball é mais simples.

Zaccaro criou o esporte porque percebeu que as pessoas estava "tortas" (Foto: Marcelo Victor)
Zaccaro criou o esporte porque percebeu que as pessoas estava "tortas" (Foto: Marcelo Victor)
As regras são uma mistura de vôlei e o tênis (Foto: Marcelo Victor)
As regras são uma mistura de vôlei e o tênis (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias