ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Competidores destacam importância do treino e alimentação para corrida

Fabiano Arruda | 07/07/2011 18:35
Grupo se prepara para KM Livre, que será realizado no domingo.
Grupo se prepara para KM Livre, que será realizado no domingo.

Para disputar uma corrida, como a KM Livre, que será realizada no domingo, às 8 horas, em Campo Grande, com percurso de 10 quilômetros, treino e alimentação antes e depois da prova são fundamentais, avaliam os adeptos do esporte.

Com a experiência de participar de três edições da São Silvestre, em São Paulo, a veterinária Simone Arruda, de 48 anos, comenta alguns truques para aumentar a resistência.

Na véspera da corrida é importante ingerir alimentação rica em carboidratos. O inimigo da balança para muita gente representa energia para superar o percurso. Horas antes da prova, prossegue Simone, a dica é ingerir sucos e alimento integral, como aveia, para elevar o nível de glicose.

Fora da época das competição, Simone, que corre pelo menos quatro vezes por semana, diz que não evita qualquer tipo de alimento, mas prioriza consumo de frutas e verduras. “A corrida tem de estar na rotina. A prioridade é o bem-estar”, destaca a veterinária.

Já o educador físico Somália, que pratica a corrida há pelo menos 12 anos, afirma que, para um atleta percorrer com boa performance o trajeto de 10 quilômetros, deve praticar o esporte há pelo menos quatro meses.

“Varia muito de atleta para atleta, mas o competidor tem de correr de três a seis meses”, explica, explicando que alguns atingem bom desempenho em pouco tempo e outros demoram mais.

O profissional ainda conta que, de duas a três semanas antes da corrida, orienta os alunos numa programação específica que explora resistência nos treinamentos. Uma semana antes o ritmo dos treinos diminui para evitar sobrecarga física.

Sobre a alimentação, o professor recomenda que, da mesma forma que a ingestão de carboidrato é importante antes da prova, tem a mesma função após a corrida. O participante também deve ingerir bebida energética para hidratar e recuperar proteínas.

Corrida KM Livre - Os adeptos ao esporte podem participar da Corrida KM Livre. As inscrições ainda podem ser feitas no sábado, das 8h às 18h, na Rua Bahia, número 80 (Rádio Blink 102 FM), onde os participantes receberão um kit/nº e camiseta com tecido tecnológico. A taxa de inscrição custará R$ 50.

Segundo informações da organização da prova, poderão disputar a corrida, pessoas de ambos os sexos, maiores de 16 anos para os 5 km e 18 anos para os 10 km. Os corredores devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de pagamento. Haverá entrega do chip de cronometragem antes da disputa, no horário das 7h às 7h30.

A estrutura do evento disporá de vestiários, masculino e feminino, guarda-volumes, local para entrega de frutas e bebidas, atendimento médico, com equipe médica e ambulância de plantão; banheiros químicos, masculino e feminino.

A Corrida Km Livre será em três modalidades: corrida de 10 e 5 quilômetros, além de caminhada (5 km).

A largada e chegada serão nos altos da avenida Afonso Pena, em frente a cidade do Detran. Os competidores seguem e adentram na avenida dos Poetas, no Parque dos Poderes. Nos 5 quilômetros, o trajeto vai até a Secretaria de Educação e faz o caminho de volta até o ponto de partida.

Nos 10 quilômetros, os competidores seguem, passam pela rua do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, vão até parte da Mato Grosso (próximo ao Tribunal de Justiça) e voltam pela avenida do Poetas para retornar à largada.

Nos siga no Google Notícias