ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Concurso de Salto conta com 150 inscritos na Expo MS

Redação | 10/10/2009 11:01

O Concurso de Salto Estadual da Expo MS, iniciado na manhã de hoje, tem 150 inscritos. O evento conta pontos para a 8ª Etapa do Campeonato Estadual de Hipismo.

Representantes de sete centros hípicos de Mato Grosso do Sul vieram competir em Campo Grande. As provas estão sendo transmitidas ao vivo pelo site da Acrissul (www.acrissul.com.br) e também pela TV Agromix, canal 36 da NET.

Para motivar os atletas, estão sendo oferecidas premiações entre R$ 150 e R$ 400, por dia de competição. Para as categorias infantis, nas quais são proibidos prêmios em dinheiro, as crianças recebem medalhas e o campeão geral um Ipod.

Segundo Geraldo Pereira, diretor da Hípica da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), a pista foi montada de forma a testar a perícia do cavaleiro e seu domínio sobre o animal. "Há obstáculos de extrema dificuldade para o cavalo, pois ele não enxerga bem certas cores, o que dificulta ter a percepção de profundidade. Nestas circunstâncias é fundamental a participação do cavaleiro em indicar ao animal o momento de fazer o salto", comenta.

Para Pereira é fundamental que antes da prova a pessoa que vai participar percorra a pista para conhecê-la e saber onde seu animal pode se distrair e, ainda, a sensibilidade dos obstáculos. "As plantas aqui não são enfeites da pista", explica apontando. "Pois o cavalo se distrai com elas. Então, é importante o cavaleiro fazer o reconhecimento, porque assim saberá qual vai ser reação de sua montaria", completa.

As provas são definias pela altura dos obstáculos e pelo tempo para realizar o percurso. "Estipula-se um tempo ideal, quem chegar mais próximos dele é o vencedor", explica. Mas para cada vara derrubada há uma penalidade em segundo. Para as categorias infantis toma-se o cuidado de não estipular uma velocidade que ultrapasse os 350 metros por segundo. "Uma forma se evitar acidentes".

Nos siga no Google Notícias