ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Corumbá terá hoje manifestação com cara de Bahia

Redação | 30/12/2008 08:20

Em um sincretismo religioso que veio de Salvador (Bahia), nesta terça-feira acontece a tradicional Louvação à Iemanjá, em Corumbá (426 km de Campo Grande), com o ritual, às 19h30, da Lavagem da Escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

A lavagem feita com água de cheiro acontece após a missa solene, celebrada na própria Matriz. Representantes das tendas de Umbanda e Candomblé participam da celebração. A cerimônia é promovida todos os anos pela Prefeitura

Após a missa e o ritual de lavagem da escadaria, os fiéis seguem em cortejo para a prainha do Porto Geral onde acontece a Louvação à Iemanjá. O ritual de oferendas à Rainha das Águas será repetido na noite de 31 de dezembro, no mesmo local.

Na Bahia, a Lavagem do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular e a principal festa religiosa. Em 1754, quando a imagem do Senhor Crucificado foi transferida da Igreja da Penha, em Itapagipe, para a sua própria igreja, na Colina Sagrada, as escravas queriam assistir à missa e lavar a igreja com ervas de cheiro (como alecrim, alfazema e manjericão e flores), mas foram impedidas.

A festa tem a participação de seguidores do catolicismo, umbanda e candomblé, já que o Senhor do Bonfim de acordo com o sincretismo religioso na Bahia corresponde a Oxalá.

Depois de terem as portas da igreja fechadas, ao descer as escadas o orixá de um Pai de Santo quebrou o vaso que continha água de cheiro na escadaria, nascendo assim a tradição que é mantida também em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias