ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Derivado do tênis, o beach tennis começa a virar moda em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza | 22/01/2015 15:57
Eva Regina e sua parceira Danny Miranda, líderes do ranking sul-mato-grossense de beach tennis (Foto: Divulgação)
Eva Regina e sua parceira Danny Miranda, líderes do ranking sul-mato-grossense de beach tennis (Foto: Divulgação)

Nas quadras de areia de Campo Grande, seja em parques ou praças públicas, e até mesmo nos clubes privados, como o tradicional Rádio Clube, sempre é possível encontrar praticantes de beach tennis, uma modalidade ainda muito recente no Brasil.

O beach tennis é um esporte que surgiu na província de Ravena, Itália, na década de 1980, chegou ao Brasil em 2008 e teve as praias do Rio de Janeiro como seu primeiro cenário no País. Em Mato Grosso do Sul é ainda mais recente. Veio pelas mãos do professor de educação física, Mário Zeni, e começou a ser praticado a partir de 2011.

“Mas não resta dúvida hoje de que o beach tennis já é realidade em nosso Capital, cada vez mais. É um esporte praticado por pessoas de todas as idades”, avalia Toni Vieira, presidente de uma das entidades organizadoras desse esporte no Estado, a Liga de Beach Tennis de Campo Grande. A outra é a Federação de Beach Tennis de Mato Grosso do Sul (FBTMS).

Derivado do tênis, o beach tennis é uma mistura de frescobol, badminton e futevôlei, podendo ser disputado individual ou em dupla com o uso de raquete e bola padronizadas.

“É muito bom jogar beach tennis. É um esporte bom de fazer amigos, não tem limitação de idade e a areia ajuda bastante no condicionamento físico de quem joga”, disse a jornalista Eva Regina, praticante desde 2011.

Uma das diferenças do tênis normal é que o saque pode ser executado de qualquer lugar da quadra. Se a bola tocar na fita e passar para o lado adversário, o ponto continua valendo. O jogo tem a mesma contagem do tênis convencional, mas sem vantagem.

Conheça as regras:

Campo - A dimensão do campo para jogos em dupla é de 16x8 metros, dividida por uma rede de 1,70 metro de altura, como a do badminton.

Jogo - Rebater a bola para o lado do adversário sem que ela toque na areia.

Pontuação - A pontuação é 15, 30, 40. Ganha o jogo quem chegar no 40. Caso ocorra empate na pontuação, a decisão é por morte súbita

Toque na rede - Sempre que o serviço é tocado na rede, a jogada deve continuar.

Serviço - É efetuado atrás da linha de fundo. A bola deve ser atingida pelo adversário antes de tocar o solo.

Nos siga no Google Notícias