ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Desafio Moutain Bike reúne atletas que pretendem pedalar de 70 a 121 km

Elverson Cardozo e Cleber Gellio | 19/01/2014 09:42
Largada foi em um posto de gasolina, próximo à UCDB. (Foto: Cleber Gellio)
Largada foi em um posto de gasolina, próximo à UCDB. (Foto: Cleber Gellio)

Cerca de 150 pessoas acordaram cedo, na manhã deste domingo (19), para participar da 14ª edição do Desafio de 121 quilômetros de Moutain Bike 2014, em Campo Grande. A largada foi às 7h30, em um posto de gasolina próximo à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O grupo que vai fazer todo o percurso pretende passar por Rochedo, Bandeirantes e Jaraguari.

Geralmente esse trajeto é feito por quem já está há mais tempo no esporte. Para os entusiastas, há outra opção: a categoria ultimate, de 70 quilômetros. A divisão acontece no quilômetro 30. A partir desse ponto, é aberto um cronômetro para os participantes dos 121 km. Os que chegarem em 10 minutos serão selecionados para a categoria pró. Após esse tempo serão considerados atletas da categoria light.

O desafio, considerado o mais tradicional do Moutain Bike em Mato Grosso do Sul, é um evento amador, mas organizado por profissionais, por isso, serve, também, como treinamento àqueles que pretendem participar da competição nacional, o Brasil Ride, que será realizado de 19 a 26 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia.

Segundo o idealizador e organizador do evento em Campo Grande, Pedro Benites Neto, de 33 anos, o trajeto, no Estado, tem pontos suficientes para preparar bem os atletas que terão de pedalar em trilhas mais fechadas e transpor obstáculos, como rios.

Um dos locais que fazem parte do percurso. (Foto: Hugo Norberto)
Um dos locais que fazem parte do percurso. (Foto: Hugo Norberto)

O Jatobá, que fica em Rochedo, é um dos exemplos. Ele tem aproximadamente 20 metros de largura. Os ciclistas que chegam a essa parte, se quiserem continuar, precisam atravessar com a bicicleta nas costas.

Trata-se de um desafio, frisou Pedro, mas, apesar disso, a “pedalada” ganha cara de competição apenas em um trecho, na subida da Serra de Maracaju, nas proximidades do município de Aquidauana. O mais veloz na subida ganhará o título de Rei da Montanha e uma medalha personalizada.

Danilo e a namorada, Camila Rondon, de volta à rotina. (Foto: Cleber Gellio)
Danilo e a namorada, Camila Rondon, de volta à rotina. (Foto: Cleber Gellio)

Força e foco - O evento reuniu atletas profissionais, amadores e até quem nunca participou de um desafio como esse. A funcionária pública Camila Rondon, de 27 anos, já pedala há 4 anos, mas estava parada desde 2013. Voltou com força e coragem para participar do percurso de 70 quilômetros.

Ela foi incentivada pelo namorado, Danilo Matos, 26 anos, que também ficou um ano longe do esporte. Para o casal, o trajeto, por ser menor, não chega a ser tão puxado.

O bacana é poder aproveitar a natureza. “A gente passa por cachoeiras, rios, morros. A gente consegue contemplar toda a paisagem natural, além de trocar ideias com os amigos sobre bicicletas, equipamentos. Dá para fazer novas amizades”, disse.

O advogado Giovanne Rezende da Rosa, de 29 anos, participa desde a primeira edição, mas, assim como a funcionária pública, estava "estacionado", só que há três anos, por conta da correria e do trabalho. Hoje, felizmente, conseguiu sair para pedalar. “Ficar longe do que você mais gostar de fazer e um tédio”, comentou, ao dizer que agora está feliz e pretende completar os 121 quilômetros.

Um dos competidores mais experientes, Adriano Piedra Neves, de 34 anos, que já conquistou a terceira posição no desafio nacional, em 2012, também acordou cedo para pegar a estrada. Veterano, ele explica que esse tipo de desafio exige, além de tudo, preparação.

Adriano participa do evento desde a primeira edição. A "regra" é estar preparado para enfrentar o percurso, disse. (Foto: Cleber Gellio)
Adriano participa do evento desde a primeira edição. A "regra" é estar preparado para enfrentar o percurso, disse. (Foto: Cleber Gellio)

A manutenção da bicicleta e o uso de equipamentos, como o capacete, são orientações básicas, que devem ser postas em prática. O cuidado com a saúde também deve estar entre as prioridades. Certa vez, lembrou, em uma competição realizada no município de Coxim, a garrafa de água que ele carregava partiu.

Como estava no meio do caminho e não queria parar, o jeito foi segurar e engolir a saliva para se manter hidratado. “Essa é uma das dificuldades que um participante pode passar”, afirmou, acrescentando que, nesse tipo de evento, dependendo do biótipo do atleta, é possível perder de 2 a 3 quilos.

Neste domingo, em sua 14ª participação, Adriano Piedra levou o irmão, Leandro Piedra Neves, de 31 anos, que pedala há um ano, mas nunca havia participado de um desafio. Os dois estão munidos com os equipamentos necessários, com águas e barras de cereais, prontos para chegar ao final do percurso.

Nos siga no Google Notícias