ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Disputas dos Jogos Salesianos terá 2 mil alunos e começam nessa quarta

Thiago de Souza | 10/05/2016 17:22
Basquete será uma das sete modalidades em disputa. (Foto: Divulgação/CDB)
Basquete será uma das sete modalidades em disputa. (Foto: Divulgação/CDB)

A 48ª edição dos Jogos Salesianos do Colégio Dom Bosco começa, nessa quarta-feira (11), em Campo Grande. As competições, individuais e coletivas, devem reunir cerca de 2 mil atletas, estudantes dos níveis infantil ao médio. 

Para os alunos do ensino fundamental e educação infantil haverá gincanas e recreação. O ensino fundamental II vai disputar modalidades de vôlei, futsal, basquete, natação e judô. Para o ensino médio haverá voleibol, futsal, futebol de campo, handebol, basquetebol, natação e judô.

Os jogos, segundo os organizadores, têm ajudado na revelação de atletas de alto rendimento para o Estado, alguns com carreira nacional, como o jogador de basquete Francisco Torres Delben, que já conquistou 4 títulos paulistas e um brasileiro.

Pedro Henrique Braga é atacante do time profissional de futebol do Guarani, de Campinas (SP),  e também começou a carreira nos Jogos Salesianos. Mesmo já atuando como profissional, ele conta que um dos momentos mais marcantes de sua vida foi correr com a tocha na abertura dos jogos, durante o terceiro ano do ensino médio.

“Aquele momento representou a realização de um sonho de criança. Devo aos Jogos Salesianos a minha disciplina, espírito de equipe, paciência e autocontrole”, complementa.

“Muitos talentos são desperdiçados no Brasil porque a maioria das crianças não têm a oportunidade de participar de competições esportivas”, avalia o professor de handebol Marcelo Miranda, atual presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

“Os Jogos Salesianos têm um papel inclusivo, fazendo surgir muitos talentos que de outra forma não seriam revelados. Nesse aspecto, o profissional de Educação Física é fundamental ao pinçar esses talentos e levá-los ao treinamento”, destacou.

Ainda segundo a organização, os locais são diferentes para cada nível escolar. O ensino médio vai disputar as competições no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, no Bairro Monte Castelo.

O ensino fundamental disputará jogos no Colégio Paulo VI.

Atletas do ensino fundamental II jogam na própria quadra do Colégio Dom Bosco. Os pequenos da educação infantil também jogam na quadra do Colégio Dom Bosco. 

A coordenação do evento destaca, que durante os jogos é realizada uma campanha de doação de alimentos e agasalhos entre os alunos. Os donativos serão entregues a instituições de caridade assistidas pelos salesianos em Campo Grande. 

Nos siga no Google Notícias