ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Em Campo Grande, Fórmula Truck lança equipamento para equilibrar disputa

Paulo Nonato de Souza | 13/03/2015 16:12
Equipamento que será instalado nos caminhões dos líderes para reduzir potência do motor (Foto: Divulgação)
Equipamento que será instalado nos caminhões dos líderes para reduzir potência do motor (Foto: Divulgação)

A prova da Fórmula Truck no Autodromo Internacional de Campo Grande, dia 12 de abril, será um marco importante na categoria. É que, pela primeira vez será colocado em prática o uso de restritores, uma espécie de anel a ser colocado na entrada de ar da turbina do caminhão para reduzir a potência do motor em cerca de 70 cavalos.

De acordo com a organização, o objetivo do restritor, também chamado de “lastro de sucesso”, é a busca do equilíbrio e a competitividade entre pilotos e equipes e levar cada vez mais emoção ao publico no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.

Em carros de corrida o equipamento, literalmente, é um peso acrescido aos primeiros colocados, e que varia de acordo com o regulamento particular de cada categoria e com a posição na tabela de classificação. Nos caminhões da Fórmula Truck a alternativa encontrada foi a de reduzir a potência dos motores dos três caminhões mais bem colocados na classificação.

Com isso, Giaffone, líder isolado com 53 pontos, será o que mais vai sofrer. Seu caminhão receberá a instalação do restritor, que tem a entrada de ar reduzida para 74 milímetros contra os 80 milímetros dos outros caminhões sem o chamado lastro de sucesso.

Cirino, o segundo colocado na classificação geral com 44 pontos, perderá 50 cavalos, porque o restritor utilizado no seu Mercedes-Benz será de 76mm. Já o Ford de Fogaça, o terceiro na pontuação com 38 pontos, terá a abertura de 78mm, o que implicará em algo em torno de 30 cavalos a menos no motor.

Todos os outros pilotos a partir do quarto colocado na tabela da classificação geral terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo.

Nos siga no Google Notícias