ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Entre as maiores delgações, MS inicia a disputa das Paralimpíadas Escolares

Helton Verão | 26/11/2013 15:15
Durante a cerimônia de abertura, três atletas foram escolhidos para levar nossa bandeira, são atletas que conseguiram no último ano ótimos resultados e se destacaram tanto no cenário nacional
Durante a cerimônia de abertura, três atletas foram escolhidos para levar nossa bandeira, são atletas que conseguiram no último ano ótimos resultados e se destacaram tanto no cenário nacional

Começou na noite dessa segunda-feira (25), em São Paulo, a edição 2013 do evento considerado o maior evento escolar paralímpico do mundo, as Paralimpíadas Escolares, que neste ano conta com um número recorde de participantes. Com 111 pessoas, entre atletas, técnicos, staff e representantes da Fundesporte, a delegação de Mato Grosso do Sul tem uma das maiores delegações da competição. O evento acontece até o dia 29 de novembro.

Nossos atletas disputarão as modalidades de: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e natação. Participam atletas com deficiências físicas, intelectual e visual dos municípios de: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Paranhos, Rio Brilhante e Camapuã.

São mais de 1.2 mil estudantes de 12 a 20 anos disputarão dez modalidades na capital paulista: bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo. A cerimônia de abertura será no Auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi, às 16h30, e a festa de encerramento acontecerá no mesmo local às 18h da sexta-feira, 29.

Também é notável um crescimento no número de participantes. Neste ano, 1.300 estudantes se inscreveram contra 1.164 do ano passado. Para se ter uma ideia da evolução das adesões, em 2009, por exemplo, eram 525 participantes.

Auditório com a delegação de MS
Auditório com a delegação de MS

Abertura - Durante a cerimônia de abertura, três atletas foram escolhidos para levar nossa bandeira, são atletas que conseguiram no último ano ótimos resultados e se destacaram tanto no cenário nacional quanto no internacional. Maykon Douglas foi ouro na bocha no Parapanamericano realizado em outubro na Argentina.

Outra que brilhou no mesmo torneio foi a jovem Gabriela Mendonça que conquistou ouro nos 100, 200 e salto em distância. Completando o trio que representou Mato Grosso do Sul na abertura do evento, esteve o atleta Nivaldo Hudson, ganhador de prêmio destaque no campeonato brasileiro de futebol de 7 em Belo Horizonte.

A modalidade que mais terá competidores é o atletismo com 456 inscritos. A propósito, foi nas Paralimpíadas Escolares que surgiram grandes talentos como Alan Fonteles, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 nos 200m, e ouro nos 100m, 200m e 400m no Mundial de Lyon-2013, na França.

Outro valor que surgiu na competição foi a carioca Alice Correa. Hoje, aos 17 anos, ela colhe bons resultados como o ouro nos 200m no Para pan-Americano de Jovens, em Buenos-Aires, Argentina, no último mês de outubro.

Realizado desde 2006, o evento contará com a participação de atletas de todos os Estados do país além do Distrito Federal. A edição 2013 marca a estreia de tocantinenses e roraimenses.

As Paralimpíadas Escolares encerram o calendário anual de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A delegação de Mato Grosso do Sul que participa do evento tem a coordenação do Governo do Estado através da Fundesporte.

Nos siga no Google Notícias