ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Entre as melhores do país, flag feminino do CG Cobras busca vencer o preconceito

Amanda Bogo | 25/05/2016 16:12
Equipe ficou em terceiro lugar no Circuito Nacional Flag Football 5x5 em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook)
Equipe ficou em terceiro lugar no Circuito Nacional Flag Football 5x5 em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook)

No ranking da região Centro-Oeste, elas estão em primeiro lugar. No nacional, ficam em terceiro. Convidadas para participar do Campeonato Paulista de Flag 5x5, o Campo Grande Cobras lidera a competição com três vitórias em três jogos, tem a melhor defesa e o terceiro melhor ataque. Com o bom desempenho, vencer os adversários dentro de campo tem sido fácil para as meninas. Porém, é o preconceito que ainda atrapalha o desenvolvimento da modalidade não só no Estado, mas em todo o País.

A equipe de flag feminina do Campo Grande Cobras completa cinco anos em 2016. Surgiu com algumas meninas que acompanhavam os treinos do futebol masculino e se interessaram pelo esporte. " Algumas namoradas e irmãs de jogadores do time masculino de futebol americano do Cobras acompanhavam os treinos e ficaram interessadas pelo esporte. Foi aí que o Pedro Loureiro, hoje coach principal do time e que sempre estudou o esporte masculino, sugeriu o flag, modalidade feminina, e as meninas encararam a ideia", contou Kely Zerial, 32, jogadora de defesa do time. 

A atleta participa da equipe há três anos, após ser convidada por duas amigas para conhecer o esporte, e faz parte da diretoria da equipe como secretária. "Fui chamada para participar da primeira seletiva, mas não tive interesse. Depois fui assistir um jogo da etapa regional e me apaixonei. Fui em um treino em 2012 e nunca mais parei de ir", disse. 

Desde então, o bom desempenho da equipe nos campeonatos que participou despertou o interesse de outras atletas, e o Cobras precisou criar outro time para não deixar que boas jogadoras ficassem no banco. Segundo a defensora, a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) cria muitas barreiras para times que tem equipes A e B, por isso decidiram criar outro time.

Hoje são 40 meninas, e a estréia da nova equipe está prevista para o próximo dia 18, durante a etapa Centro-Oeste do campeonato nacional. "Era muito potencial para ficar no banco. Criar o time foi uma forma de colocar todo mundo em campo e para que houvesse uma disputa entre si. As equipes são ligadas e treinam juntas", explicou Kely.

Lance do jogo entre CG Cobras (branco) e Cane Cutters, onde o time da capital venceu por 40x0(Foto: Reprodução/Facebook)
Lance do jogo entre CG Cobras (branco) e Cane Cutters, onde o time da capital venceu por 40x0(Foto: Reprodução/Facebook)

As meninas do CG Cobras enfrentam dois problemas diariamente: falta de patrocínio e o preconceito no esporte. "Hoje 90% do que a gente precisa para jogar vem do bolso das jogadoras. A gente fala que paga para treinar e jogar. Não temos patrocínio, mas temos apoiadores que contribuem com fornecimento de água, gelo, uniformes. Para a disputa do Paulista conseguimos o ônibus com a fundação de desporto do Estado. No último jogo viajamos 14 horas, chegamos, jogamos e conseguimos a vitória. Se tivessemos ajuda, o desempenho que já é bom seria muito melhor", afirmou a defensora, que completou alegando que quando não conseguem patrocínio, as jogadoras promovem ações para arrecadar dinheiro. "Fizemos uma macarronada para pagar a inscrição no Paulista. Já fomos para a Afonso Pena pedir dinheiro no semáforo para participar de campeonatos".

Questionada se a falta de incentivo é consequência do preconceito por ser um esporte praticado por mulheres, Kely ressaltou que isso contribui, mas que a falta de conhecimento sobre a modalidade ainda é algo que prejudica o desenvolvimento do esporte. "Uma coisa leva a outra. Tem muito preconceito, de todas as partes, por ser um esporte feminino que exige velocidade, força e alto rendimento. As pessoas falam que vamos ficar parecendo homem, que perdemos a feminilidade em campo. Ninguém entende o que é o flag, e não é só o nosso estado,  mas o Brasil é preconceituoso. E o preconceito com mulheres jogando faz perder a credibilidade. Temos conquistas que times masculinos não conseguiram", desabafou.

A atleta esteve na manhã desta quarta-feira (25) na ALMS (Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul) onde teve uma fala no plenário pedindo por mais reconhecimento do esporte no Estado. "Fomos a assembléia explicar o que é o esporte, nossa posição no ranking regional e estadual para que quebre o preconceito em relação ao flag e para que as pessoas conheçam o esporte", finalizou Kely.

Kely durante sua fala na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira (25). (Foto: Reprodução/ALMS)
Kely durante sua fala na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira (25). (Foto: Reprodução/ALMS)
Nos siga no Google Notícias