ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Estadual terá "Big Brother" e pode proibir tereré nos estádios por segurança

Helton Verão | 16/01/2014 10:02
Tereré está na mira da Polícia Militar para ser proibido nos estádios
Tereré está na mira da Polícia Militar para ser proibido nos estádios

O Campeonato Sul-Mato-Grossense começa no fim de semana e promete ter uma série de medidas para garantir a segurança dos torcedores. Foram compradas 17 câmeras para serem instaladas nos estádios que receberão os jogos da competição. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) estuda até proibir o tradicional tereré durante os jogos. Também será vetada a venda de bebida alcoólica e o mandante será obrigado a contratar seguranças particulares para reforçar a vigilância.

As medidas visam coibir situações como as enfrentadas no ano passado estádio Saraivão, quando torcedores do Ivinhema e Misto entraram em confronto e resultou com os ferimentos graves do radialista Adonildo Narciso dos Santos. Ele ficou internado em coma por várias semanas. E também o confroto entre torcedores do Operário, Ubiratan e membros da Mancha Verde, em jogo dos clubes na Série B.

“As medidas foram impostas pelo Ministério Público, que solicitou a divisão das torcidas em todos os jogos, independente se avisou ou não a sua ida; contratação se seguranças particulares por parte dos mandantes, a proibição da entrada e comercialização de bebidas alcoólicas e a Polícia Militar quer proibir o tereré também. Nós da Federação não concordamos com a proibição do tereré, faz parte da cultura”, responde Marco Tavares, vice presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

Sobre as câmeras, o investimento custou R$ 70 mil aos cofres da FFMS e elas serão instaladas conforme a proporção de clubes por município. Em Campo Grande, onde três clubes fazem parte da elite, serão quatro câmeras instaladas. No Douradão, outras três. Os outros dez equipamentos serão instalados nos demais estádios que receberão os jogos, um por local. “São câmeras que gravam em HD (High Definition), servirão para vigiar o que acontece nos estádios e em caso de confusão, as imagens serão usadas contra os causadores do problema”, avisa o vice da Federação.

A instalação dos equipamentos acontecem até o sábado (18), quando acontece a rodada inicial.

O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2014, Série A, no sábado, dia 18, com Comercial e Misto, no Morenão, às 16 horas. Ivinhema e Naviraiense estreiam no sábado, às 19h30, no Douradão. A partida acontece em Dourados, pois o clube de Ivinhema foi punido, após confusão em partida do Estadual 2013.

Ainda na primeira rodada, dois clássicos acontecem, no dia 19 de janeiro. O Cene, atual campeão, encara o Novoperário no Morenão, às 16 horas. Ubiratan e Sete de Dourados fazem o outro clássico, no mesmo dia e horário, no Douradão.
Completam a rodada no domingo, Urso de Mundo Novo e Águia Negra, às 16 horas, na Toca do Urso.

O Estadual terá dois grupos, com sete times de cada lado e se enfrentam em turno e returno. Após esses 12 jogos cada, os quatro melhores de cada chave se classificam para os "mata-matas" das quartas, semi e final. Os dois piores da fase de grupos serão rebaixados para a Série B.

Os grupos seguem como em 2013. Em um estão Cene, Comercial, Novoperário, Aquidauanense, Misto, Maracaju e Costa Rica, de volta à Série A. No outro se enfrentam Águia Negra, Ivinhema, Itaporã, Naviraiense, Sete de Dourados, Urso e o caçula Ubiratan.

Nos siga no Google Notícias