ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Festa no Maracanã hoje marca abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Marcelo Brandão, da Agência Brasil | 05/08/2016 06:53
Abertura acontece às 20h de hoje, no Maracanã. (Foto: Agência Brasil)
Abertura acontece às 20h de hoje, no Maracanã. (Foto: Agência Brasil)

Antes da festa das medalhas que tomará conta do Rio de Janeiro nos próximos dias, o Maracanã abre hoje (5) suas portas, às 20h, para um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos.

A cerimônia de abertura é o instante em que todos os atletas, desde a grande estrela do atletismo Usain Bolt até o jovem velocista Siueni Filimone, de Tonga, desfilam pelo estádio como iguais. Naquele momento, não há vencedores ou perdedores, apenas esportistas, protagonistas de uma grande festa.

A cerimônia de abertura desta edição deve seguir a tradição de anteriores, contando a história do país-sede e de seu povo. A coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, é quem assina a coreografia do espetáculo.

A cerimônia será dirigida por Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. A promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”. Com os nomes envolvidos, a cerimônia de abertura no Rio de Janeiro pode ser mais uma a entrar no rol dos grandes momentos olímpicos.

Atletas - De uma lista inicial de 389 atletas, 271 foram confirmados na Rio 2016. O Comitê Executivo da entidade havia delegado a análise da questão ao Painel de Revisão, formado para examinar a admissão de atletas russos nas competições. Com isso, a Rússia terá cerca de 70% do grupo inicialmente previsto para competir no Brasil.

O painel foi formado por U ur Erdener (presidente da Comissão Médica e Científica), Claudia Bokel (presidente da Comissão dos Atletas) e Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI. O papel deles foi rever o processo que levou o COI a decidir, no dia 24 de julho, que os atletas russos poderiam competir no Rio desde que cumprissem determinados critérios que provassem seu compromisso com o jogo limpo.

Nos siga no Google Notícias