ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Festival de hipismo adaptado celebra 10 anos de Centro de Equoterapia

Gabriel Neris | 10/09/2012 20:08
Quinta edição da Paralímpiada aconteceu nesta segunda-feira no Parque dos Poderes (Foto: Pedro Peralta)
Quinta edição da Paralímpiada aconteceu nesta segunda-feira no Parque dos Poderes (Foto: Pedro Peralta)

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, recebeu na tarde desta segunda-feira (10) a 5ª edição da Paralímpiada de Hipismo Adaptado. O objetivo é fazer um festival que celebra o desenvolvimento de 105 crianças e adolescentes tratados, além de comemorar os 10 anos de funcionamento.

São atendidas pessoas que apresentam paralisia cerebral, déficit de atenção, dificuldades motoras, Síndrome de Down, entre outros.

O cavalo se torna o principal aliado na fisioterapia dessas crianças, explica a major da Polícia Militar e presidente do Centro de Equoterapia, Neidy Nunes Barbosa Cinturião. “O cavalo te induz a fazer o que ele quer. Precisa de atenção”, comenta.

De acordo com a major, a realização dos Jogos Paralímpicos, em Londres, também serve de incentivo para o tratamento das crianças. “Motivação é tudo. Eles olham e se identificam”.

Existe uma fila formada por 43 pessoas para serem tratadas no Centro de Equoterapia da PM. Segundo o coordenador, fisioterapeuta, pedagogo, e sub-tenente, Vanderlei Lorenzeti, as vagas abrem a cada seis meses.

Ele diz que existe estudo de cada caso até que os pacientes possam receber alta. São seis meses de alta, se o paciente regredir ele retorna para o atendimento. “Em três anos, duas pessoas voltaram entre 38”.

O estudo de caso é realizado a cada 15 dias entre os 16 profissionais formados por pedagogos, professores de educação física, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e fisioterapeutas.

Cavalos auxiliam no tratamento das crianças no Centro de Equoterapia da PM (Foto: Rodrigo Pazinato)
Cavalos auxiliam no tratamento das crianças no Centro de Equoterapia da PM (Foto: Rodrigo Pazinato)
Caira e Caio, ambos de camiseta verde, apresentarem melhoras durante o tratamento (Foto: Rodrigo Pazinato)
Caira e Caio, ambos de camiseta verde, apresentarem melhoras durante o tratamento (Foto: Rodrigo Pazinato)

Tratamento – A professora Lenisvane Assis Vieira, 38, leva os dois filhos para as sessões no Centro de Equoterapia. Caio, 13, tem Síndrome de Down, e Caira, 11, apresenta déficit cognitivo.

O menino está desde o início do projeto. A mãe conta que o tratamento com os cavalos fez com ele desenvolvesse melhor seu equilíbrio. “Ele sobe e desce da escada. Tem um ótimo equilíbrio”, diz orgulhosa.

Caira está pouco mais de um ano. Suas maiores dificuldades eram o aprendizado e a socialização, passando por tratamento com pedagogos e psicólogos. “A Caira tem comportamento introvertido e pânico. Apresentou melhora muito grande depois que veio pra cá, está enfrentando os desafios”.

Desafio maior tem a dona de casa Diva Pereira, de 40 anos. Moradora de Costa Rica, ela se desloca duas vezes por semana para Campo Grande para o tratamento da pequena Izadora, de 6 anos.

São mais 600 km de estrada em cada viagem. Izadora nasceu com a parte direita do corpo pré paralisada e tem dificuldades para andar. “Ela tinha pouco equilíbrio, mas com a fisioterapia, baliza, e coordenação motora, melhorou muito em um ano”, ressalta.

Nos siga no Google Notícias