ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Indígenas conquistam índice e disputam Jogos Brasileiros

Redação | 27/04/2010 15:36

Quatro atletas que participaram neste domingo da 5ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande conseguiram índices técnicos e garantiram lugar na disputa para os XI Jogos Indígenas Brasileiros, que acontecem em setembro no Rio de Janeiro.

Na lança masculino, o atleta Tarlei Carmona, da comunidade Tarsila do Amaral, ficou em primeiro lugar, com a marca de 41,6m e participa dos jogos. Já no arco e flecha masculino, a comunidade Água Bonita ficou no lugar mais alto do pódio e o atleta Uilton Souza também conseguiu índice.

Tarlei Carmona treina duas vezes na semana. "Já estou treinando, mas a competição nacional e bem difícil", afirmou. Em 2009, Tarlei e Uilton também conseguiram marca. Para o líder das Comunidades Indígenas de Campo Grande, Adierson Venâncio Mota, eles estarão mais bem preparados este ano. "Ano passado, eles ficaram entre os dez mais bem colocados, agora quem sabe eles se preparam melhor e tenham chances de ficar entre os três primeiros", disse.

Na corrida 1500m masculino, Tiago Alcântara (Acadêmicos Indígenas), fez a marca de 3m23seg e conseguiu classificação para o nacional. Já na corrida de 800m para mulheres, Stefany Camila Antonio (São Conrado) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e também garantiu classificação para os Jogos Indígenas Brasileiros com a marca de 2m56seg.

Jogos - Realizado pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), os Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande foram realizados no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. As disputas movimentaram 15 comunidades e cinco etnias.

Para o líder das Comunidades Indígenas de Campo Grande, Adierson Venâncio Mota, os jogos representam o resgate da cultura e tradição indígena. "A gente se encontra uma vez ao ano. Com os jogos, a gente fica sabendo como estão os indígenas, o que eles estão fazendo, se estão em Campo Grande, se estão na escola. Serve para integrar", afirmou o líder.

Foram ao total seis modalidades disputadas. As competições de arco e flecha, futebol, lança e corrida 1500m aconteceram somente no masculino. Já em ambos os sexos os foram: cabo de guerra e voleibol 4x4. A corrida 800m aconteceu somente para mulheres.

Resultados - Na classificação geral, a Comunidade Acadêmico Indígena faturou a primeira colocação com 37 pontos, em segundo ficou Darci Ribeiro com 33 pontos. Já quem ocupou a terceira colocação foi a comunidade Jardim Noroeste com 29 pontos.

No cabo de guerra masculino a classificação foi: Jardim Noroeste, em primeiro, Acadêmicos Indígenas, em segundo e Darci Ribeiro, em terceiro. Já no feminino a comunidade Acadêmicos Indígenas ficou na primeira posição, Darci Ribeiro em segundo lugar e Jardim Noroeste na terceira colocação.

Nas quadras as partidas foram disputadas. No voleibol masculino, Tarsila do Amaral ficou em primeiro, Jardim Noroeste em segundo e Darci Ribeiro, na terceira colocação. No feminino, Darci Ribeiro ficou no lugar mais alto do pódio, seguido por Jardim Noroeste e Tarsila do Amaral em segundo e terceiro lugar respectivamente.

No futebol, a comunidade Indubrasil, ficou na primeira posição. A comunidade Darci Ribeiro levou o segundo lugar e Jardim Anache ficou com a terceira posição.

Nos siga no Google Notícias