ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Jogos Indígenas neste domingo envolvem 21 equipes com 600 atletas

Ângela Kempfer | 18/08/2013 12:34
Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)
Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)

O evento cresceu consideravelmente desde a primeira edição há 8 anos. Hoje, os Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande têm a participação de 20 equipes, número bem superior ao de 7 que iniciaram as competições em 2005.

No Parque Jacques da Luz, na Moreninha II, cerca de 600 índios são atletas neste domingo. A 8ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande começaram pela manhã, com provas de atletismo.

Além de modalidades convencionais como corrida, futebol society e vôlei, também há competições tradicionais dos índios brasileiros: arco e flecha, arremesso de lança, dardo e cabo de guerra.

Como fazem parte da programação de aniversário da cidade, o evento teve a abertura oficial feita pelo prefeito Alcides Bernal. Os jogos são abertos ao publico e devem seguir até às 17 horas. “É um avanço, o resgate da cultura indígena e a união das etnias”, diz um dos organizadores, Adierson Venâncio.

Segundo a prefeitura, participam das competições índios das 7 etnias: guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum.

Nos siga no Google Notícias