ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Jogos Pan-Americanos começam hoje; quatro atletas de MS competem

Fabiano Arruda | 14/10/2011 16:15
Campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, 20 anos, é um dos sul-mato-grossenses que integram a delegação brasileira na competição. (Foto: Arquivo pessoal)
Campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, 20 anos, é um dos sul-mato-grossenses que integram a delegação brasileira na competição. (Foto: Arquivo pessoal)

Os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados na cidade de Guadalajara, no México, começam nesta sexta-feira com a cerimônia oficial de abertura que tem início previsto para as 21 horas (de MS). A competição vai até o próximo dia 31.

A delegação brasileira é composta por 524 atletas e quatro sul-mato-grossenses integram a lista.

A natação tem dois competidores de Mato Grosso do Sul: o douradense Lucas da Cruz Kanieski, de 21 anos, e o campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, 20 anos.

Nascido em Ivinhema, Rogério da Silva Clementino, conhecido como Roger, 29 anos, integra a delegação de hipismo.

E o campo-grandense Rafael Carlos da Silva, 24 anos, é um dos componentes da delegação dos judocas brasileiros.

Entre os nadadores, Lucas, que já defendeu o Corinthians, faturou medalha de ouro nos 800 metros livre e duas medalhas de prata 400 metros e 1.500 metros livre nos Jogos Sul-Americanos de Medellín no ano passado.

Já Leonardo faturou ouro nos 200 metros costas e 200 metros borboleta nos Jogos Sul-Americanos de Medellín e chamou atenção por superar atletas como o próprio companheiro de seleção Thiago Pereira. Também foi campeão nos 200 metros borboleta na Copa do Mundo do Rio de Janeiro.

Por conta da reprovação de seu cavalo Nilo, Rogério da Silva Clementino competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, mesmo tendo ido ao País. Faturou bronze (equipe) nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

O gigante campo-grandense Rafael Carlos da Silva tem 2,03 metros de altura e é apontado como um dos representantes da nova geração do judô brasileiro. Em Guadalajara ele compete na categoria pesado, que reúne judocas acima dos 100 quilos. Ele pesa 150 quilos. Foi campeão da Copa do Mundo de Butapeste e foi ouro nos Jogos Sul-Americanos Medellín 2010.

Pan - O primeiro dia de disputas do Pan 2011 é amanhã e terá provas nas modalidades de Ciclismo, Ginástica, Natação, Pentatlo Moderno e Taekwondo.

As modalidades em disputa são Atletismo, Badminton, Basquete, Boliche, Boxe, Canoagem, Ciclismo BMX, Ciclismo Estrada, Ciclismo MTB, Ciclismo Pista, Esgrima, Esqui Aquático, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Handebol, Karate, Levantamento de Peso, Lutas, Maratona Aquática, Nado Sincronizado, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo, Rugby, Saltos Ornamentais, Squash, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Vela, Vôlei e Vôlei de Praia.

Na última edição do Pan, em 2007 no Rio de Janeiro, o Brasil ficou na terceira colocação com 161 pontos. Foram 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze.

Nos siga no Google Notícias