ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Na escala de tristeza, que Copa traz as piores lembranças a você?

Seleção brasileira perdeu para a Bélgica e amargou mais uma eliminação na competição

Gabriel Neris e Anahi Gurgel | 07/07/2018 09:14
Geovane de Matos diz que seleção brasileira disputou Copa de 2014 de forma apática (Foto: Paulo Francis)
Geovane de Matos diz que seleção brasileira disputou Copa de 2014 de forma apática (Foto: Paulo Francis)

A despedida da seleção brasileira da Copa do Mundo evoca lembranças ruins para o torcedor, dos momentos de eliminações ou derrotas marcantes, como o 7 a 1 para a Alemanha, o título perdido para a França há 20 anos ou o adeus para a Itália, em 1982, batizada de “tragédia de Sarriá”. É difícil eleger a "Copa mais triste", mas cada um tem a sua.

O placar elástico da Copa de 2014 ainda está fresco na memória. Para o aposentado Raul Brito, de 67 anos, a derrota para os alemães superou a derrota para o Uruguai, em 1950, o Maracanazzo. “Pelo que sei, historicamente, a mais decepcionante foi a de 1950. Mas de sentimento foi o 7 a 1. O Brasil jogava em casas, a seleção estava muito bem”, disse.

Um grupo de paraquedistas militares do Exército está em missão e aproveitaram a folga para assistir a partida do Brasil contra os belgas na sexta-feira (6) na região central de Campo Grande. Sérgio Rosa, de 21 anos, classifica o 7 a 1 como a mais triste. “O Brasil deu mole. Faltou reforço, defesa fraca”, disse.

O técnico de telecomunicações Geovane de Matos, de 37 anos, diz não ter dúvidas. Para ele a competição de quatro anos atrás foi a mais humilhante. “O elenco era diferenciado, faltou garra para os jogadores. A seleção se comportou de forma muito apática”.

Marcus Vinicius conta que a primeira Copa que ficou empolgado foi a de 2010 (Foto: Paulo Francis)
Marcus Vinicius conta que a primeira Copa que ficou empolgado foi a de 2010 (Foto: Paulo Francis)

Para Marcus Vinicius Martins, de 19 anos, a lamentação foi com o torneio de 2010, o primeiro que se empolgou de até pintar o rosto, comprar uniforme e entrar no clima. “Foi triste”, classificou sobre a eliminação para a seleção holandesa por 2 a 1 na mesma fase que o Brasil caiu oito anos depois.

Outra competição recente que também desapontou os brasileiros foi em 2006. A seleção contava com Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano, Dida, entre outras estrelas. Para Fernando Libório, de 20 anos, essa foi a maior tragédia dentro de campo. “Recordo perfeitamente. O Brasil perdeu para a França. Acreditava nessa seleção”.

O time brasileiro, comandando por Carlos Alberto Perreira, perdeu também nas quartas de final para a França por 1 a 0, gol de Thierry Henry, que hoje trabalha na comissão técnica da Bélgica.
O português Francisco Santos, 68, mora há 15 anos no Brasil e classifica a Copa de 2006 como a mais decepcionante. “Se venderam para a França. Venderam a pátria”, esbraveja o recepcionista de hotel.

Agora sem o Brasil, a Copa do Mundo segue para outras seleções. Neste sábado serão conhecidos os outros times semifinalistas. Às 10h (de MS), jogam Suécia x Inglaterra em Samara. Às 14h, tem Rússia x Croácia em Sochi. Os vencedores destes duelos se enfrentam na quarta-feira. A primeira semifinal está marcada para terça-feira, às 14h, entre França x Bélgica no estádio de São Petersburgo.

Nos siga no Google Notícias