ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Quem são? Mato Grosso do Sul terá três atletas nas Olimpíadas do Rio

Fernando Rufino e Michele Ferreira participam dos Jogos Paralímpicos; Talita Antunes será a única sul-mato-grossense na Olimpíada

Amanda Bogo | 30/06/2016 13:58
"Foram quatro anos praticamente de preparação", diz Fernando (Foto: Reprodução/ Facebook)
"Foram quatro anos praticamente de preparação", diz Fernando (Foto: Reprodução/ Facebook)

Dois paratletas e uma atleta representarão Mato Grosso do Sul na disputa dos Jogos Paralímpicos e Olímpicos Rio 2016, que começam a ser disputados nos dias 07 de setembro e 05 de agosto, respectivamente.

O paratleta sul-mato-grossense Fernando Rufino é um dos favoritos a conquistar uma vaga no pódio na disputa da paracanoagem. Cowboy, como é conhecido, nasceu em Eldorado e vive a mais de 20 anos em Itaquiraí.

Fernando falou sobre sua expectativa e a preparação para a disputa dos Jogos. “ Estamos na reta final, no qual a preparação está sendo batida nos mínimos detalhes, porque estamos brigando por décimos de segundos. Foram quatro anos praticamente de preparação. São os Jogos Paralímpicos, não é um campeonato qualquer, então estamos profissionalizando cada dia, avaliando cada treino, alimentação, descanso, sempre buscando a evolução”, disse.

Fernando durante treino (Foto: Reprodução / Facebook)
Fernando durante treino (Foto: Reprodução / Facebook)

Segundo Fernando, ser um dos favoritos de uma disputa que acontecerá em seu país traz uma pressão maior. “Quando você é colocado como um dos favoritos, a responsabilidade é ainda maior. Tenho acompanhamento com psicólogo além dos treinos. Treino em dobro e estou vindo de uma preparação boa, então as expectativas são as melhores. Vamos fazer o máximo possível para garantir e honrar esse veto de ser um dos favoritos”, afirmou.

Para Cowboy, na competição ele leva não só o nome do Estado, mas de toda a nação. “Sair de onde eu vim, que é um mundo bem mais simples, e estar aqui hoje é uma grande honra. Ter conquistado esse mérito, de participar de algo que só via pela TV e pensava ‘é uma coisa grande, não é para qualquer um’, e hoje ser esse um é uma honra. Lá representarei o país inteiro, não só o Estado, mas toda a nação”, finalizou.

A judoca de Mundo Novo, distante 476 km de Campo Grande, Michele Ferreira, também participará dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em entrevista ao Campo Grande News, ela falou sobre a preparação. "Estou treinando bastante em São Paulo e participando de competições internacionais com a seleção. Em Campo Grande treino de segunda a sábado, tanto musculação quanto o judô", explicou.

Segundo Michele, a expectativa é de conquistar um lugar no pódio. "Trabalho para trazer um bom resultado. Vai ser bastante difícil, tem a pressão de ser em casa. Se vier uma medalha, já está de bom tamanho. Qual vai ser a cor, nós vamos ver, mas estou ansiosa para subir ao pódio".

Na Olimpíada, a única atleta de Mato Grosso do Sul na disputa é a jogadora de vôlei de areia Talita Antunes, nascida em Aquidauana, e que faz dupla com Larissa França. 

Tanto o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) quanto o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) ainda não divulgaram as listas de convocação com os nomes dos atletas que disputarão o Jogos Rio 2016. 

Michele posa com a medalha de ouro no Parapan de 2007 (Foto: Reprodução /CBJ)
Michele posa com a medalha de ouro no Parapan de 2007 (Foto: Reprodução /CBJ)
Nos siga no Google Notícias