ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Reitor da UFMS diz que revitalização do Morenão é demanda urgente

Paulo Nonato de Souza e Mayara Bueno | 18/11/2016 16:21
Setor das cadeiras do Morenão é retrato do abandono. O estádio está interditado desde setembro de 2014 (Foto: arquivo)
Setor das cadeiras do Morenão é retrato do abandono. O estádio está interditado desde setembro de 2014 (Foto: arquivo)

A revitalização do Estádio Morenão, interditado por decisão do Ministério Público Estadual desde setembro de 2014, foi o tema de uma reunião nesta sexta-feira entre o novo reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professor Marcelo Augusto Santos Turine, e representantes da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Fundesporte (Fundação Estadual de Esporte e Lazer) e do Corpo de Bombeiros.

“Essa é uma demanda de caráter urgente e assumimos o compromisso de estabelecer, por via legal, um acordo de cooperação técnica entre a UFMS e a FFMS. O Estádio Morenão é um espaço estratégico para o esporte em Mato Grosso do Sul e precisamos assinar esse documento no máximo até a próxima semana para dar início logo nas adequações necessárias”, afirmou Turine, empossado no cargo no dia 9 deste mês, em entrevista ao Campo Grande News.

De acordo com o reitor, a FFMS já tem disponível o recurso liberado pelo Governo do Estado (R$ 200 mil) para a realização da primeira fase das obras de adequação do estádio às normas do Estatuto do Torcedor, como instalação de corrimãos nas escadarias, elevação de guarda-corpos nas muretas e sinalização de saídas de emergência.

“O que está faltando é uma anuência da UFMS para a entrada de operários no espaço para a realização das obras de adequações físicas na parte coberta do estádio. Isso que a Universidade não fez na gestão passada, mas na semana que vem vamos liberar esse documento de imediato para iniciar já essas adequações”, declarou o reitor.

Segundo ele, a liberação total do estádio vai exigir mais obras e mais investimento de equipe e do governo estadual, que está sinalizando no sentido de colaborar também com isso ano que vem.

“O governo do Estado já disponibilizou os recursos para a adequação parcial, mas a parte subsequente, que será transformar o Morenão em um grande palco, um complexo de cultura e esporte, ainda está em fase de projeto na Fundesporte. Nós da UFMS vamos entrar com nossos engenheiros e professores de educação física para o alinhamento das obras necessárias na segunda fase”, ressaltou.

PREVISÃO OTIMISTA – As obras iniciais serão fundamentais para a reabertura do Morenão no dia 29 de janeiro, quando começa o Campeonato Estadual de 2017. Com a segunda fase das adequações, a ideia é que no segundo semestre seja possível utilizar todo o espaço do Morenão.
“Esse sonho depende de parcerias para ser realizado. O Morenão totalmente liberado pode ser palco não apenas do futebol, mas de shows, atividades culturais, e a própria Universidade deverá utilizá-lo. O que queremos neste espaço é vida”,

Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira na Reitoria, o presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira, o professor Silvio Lobo, representando a Fundesporte, os pró-reitores Cláudio César da Silva e Dulce Maria Tristão, o coordenador de Operações da UFMS, Jair Sartorello, engenheiros e arquitetos da UFMS.

Nos siga no Google Notícias