ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Esportes

Time de basquete em cadeira de rodas supera dificuldades e busca título em SC

Thiago de Souza | 17/11/2015 20:29
Dez atletas mais comissão técnica disputam campeonato em Santa Catarina. (Foto: Silas Souza)
Dez atletas mais comissão técnica disputam campeonato em Santa Catarina. (Foto: Silas Souza)

Dez atletas do basquetebol de Mato Grosso do Sul em cadeira de rodas embarcaram no final da tarde de hoje (17), rumo a Brusque (SC), onde vão disputar a Copa Centro Sul Sudeste de basquete em cadeira de rodas. Os atletas lutam por vaga na terceira divisão em 2016. Na competição em Santa Catarina, o MS terá pela frente times de Brasília, Goiânia e de cidades de estados do sul do país.

A equipe de basquete foi formada em 1997, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O time faz parte do Caira (Centro Arco Íris de Reabilitação Alternativa). A instituição trabalha com deficientes físicos, intelectuais e cegos.

Segundo a técnica Belquice Florentin Falcão, os jogadores são de Campo Grande e o time é formado, em sua maioria, por vítimas de lesão medular por acidente de moto. “Antes o time era de pessoas vítimas de poliomelite e má formação congênita”, constata Falcão. Ela destaca os benefícios do esporte para a vida dos atletas. “O programa reabilita, melhora a autoestima e dá mais qualidade de vida”, relata a comandante do time.

A atuação dos atletas em quadra mostra o quanto é possível se adaptar a diferentes realidades. O jogador precisa empurrar a cadeira de rodas com uma mão e com a outra segurar a bola e pensar o jogo. São cinco atletas em quadra e o time é montado conforme o tipo de deficiência de cada atleta.

Há três meses no grupo Fábio Rodrigues da Silva, 48, comenta que são eles que se adaptam ao basquete tradicional. O tempo do jogo é o mesmo, de 40 minutos, e a altura da tabela também. Ele cita apenas uma diferença entre eles e os atletas “normais”. “Nosso braço é mais forte”, ressaltou.

Dorcilei Taveira de Oliveira, 34 anos, foi vítima de um disparo de arma de fogo e perdeu os movimentos da perna. Ele destaca que o esporte mudou a vida dele, tanto a parte emocional quanto a parte física. “Deu uma alavancada muito boa na minha saúde. Estava bem sedentário e aí o esporte me deu um gás novo”, pontuou. Futuramente quer praticar outras modalidades, mas no momento quer focar no basquetebol e disputar vários campeonatos.

Fábio Rodrigues disse que o time é bom, mas espera dificuldades diante de outras equipes mais entrosadas durante o campeonato.

Jogadores de basquetebol antes do embarque para Brusque (SC). (Foto: Silas Souza)
Jogadores de basquetebol antes do embarque para Brusque (SC). (Foto: Silas Souza)
Nos siga no Google Notícias