ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Times de MS lutam contra “tabu da 1ª fase” na Copa do Brasil

Marcio Rodrigues Breda | 17/12/2010 09:07

Em 22 anos, apenas 4 times conseguiram se classificar para fase seguinte

Misto, de Três Lagoas, chegou a segunda fase em 2009, mas foi derrotado pelo Corinthians, campeão do torneio
Misto, de Três Lagoas, chegou a segunda fase em 2009, mas foi derrotado pelo Corinthians, campeão do torneio

Comercial e Naviraiense, representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2011, jogarão contra Vasco e Santo André com um objetivo difícil de ser alcançado pelas equipes do Estado: chegar à segunda fase da competição.

Apenas Operário, Comercial, Cene e Misto, de Três lagoas, conseguiram representar o Estado na segunda fase da Copa do Brasil ao longo de 22 anos de disputa.

O Operário fez uma campanha otimista em 1990, mas parou na segunda fase. Os dois primeiros jogos foram contra o Mixto, de Mato Grosso. Uma vitória por 2 a 0 no Morenão em 22 de junho e uma derrota por 1 a 0 no Verdão, em Cuiabá, credenciaram o Galo para enfrentar o Goiás. Porém, duas derrotas tiraram o time da competição: 1 a 0 no Morenão, em 11 de julho e 5 a 0 no Serra Dourada.

Só em 1994 os torcedores do Estado puderam sentir o gosto da melhor campanha de um time de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil. O Comercial chegou até as quartas de final e ficou a apenas um gol da classificação para a semifinal.

O Colorado enfrentou o Paysandu na primeira fase, empatando os dois jogos sem gols. O primeiro aconteceu no estádio da Curuzu, em 25 de fevereiro e o segundo no Morenão, no dia 15 de março. O time da Capital acabou levando a classificação nos pênaltis, por 6 a 5.

Na segunda fase foi a vez de enfrentar o Kaburé, do Tocantins. No primeiro jogo, no Morenão, o Comercial venceu por 2 a 0. No jogo de volta, no estádio Bigodão, no município de Colinas, o Colorado não se intimidou com a torcida adversária e repetiu o placar.

Nas quartas de final o Comercial viajou até o Espírito Santo e jogou a primeira partida no estádio Guilherme Carvalho contra o Linhares, que venceu por 1 a 0. No jogo de volta, em 17 de junho de 1994, o Comercial empatou em 1 a 1 e se despediu da competição.

Somente 10 anos depois a torcida local pode acompanhar um time do Estado na segunda fase da Copa do Brasil. O Cene venceu o União Barbarense por 1 a 0 em 18 de fevereiro de 2004 no Morenão e seguiu até Santa Bárbara do Oeste, onde perdeu também por 1 a o. Nos pênaltis o Furacão levou a melhor e venceu por 4 a 1.

Na segunda fase, em 17 de março, o Cene enfrentou o forte time do Santa Cruz (PE) no Morenão e venceu por 1 a 0. Porém em 24 de março, no estádio do Arruda, em Recife, o Cene foi derrotado por 3 a 0 e foi desclassificado.

Em 2006 novamente o Cene começa bem. Vence o Treze de Campina Grande (PB) no Morenão por 2 a 1 na primeira partida. No jogo de volta, no estádio Almeidão, em 8 de março, o Cene confirma a classificação ao ganhar por 3 a 1. Porém, em apenas um jogo da segunda fase o Cene é desclassificado, ao ser derrotado pelo Fluminense por 5 a 3 no Morenão.

O Misto de Três Lagoas foi o último time do Estado a avançar para a segunda fase em 2009. Empatou os dois jogos contra o Campinense, de Campina Grande (PB) em 1 a 1. A primeira partida ocorreu no Madrugadão e a segunda no estádio Amigão. A classificação veio nos pênaltis: 3 a 2 para o Misto.

Na segunda fase, em jogo único, o Corinthians – que depois seria o campeão da Copa do Brasil – venceu o Misto por 2 a 0 no Morenão e desclassificou o time de Três Lagoas.

Chance em 2011 - Caso Comercial e Naviraiense se classifiquem para a segunda fase na Copa do Brasil do ano que vem, poderão enfrentar times com tradição na competição.

Se o Comercial passar pelo Vasco, terá de enfrentar o vencedor do confronto entre ABC/RN e Barras/PI. Já o Naviraiense - em caso de passagem para a segunda fase – terá de jogar contra o vencedor entre Sampaio Corrêa/MA e Sport/PE.

Nos siga no Google Notícias