ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Tocha Olímpica dos Jogos do Rio passará por dois municípios de MS

Lúcio Borges | 19/06/2015 18:30
O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica.
O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica.

Mato Grosso do Sul terá os seus dois maiores municípios, Campo Grande e  Dourados, recebendo o Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016. Até a chegada ao estádio do Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos Olimpicos, em 5 de agosto, do próximo ano, a tocha terá passado por 250 cidades, incluindo todas as Capitais. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas. As cidades do Estado, também estam incluidas entre 83 do Brasil escolhidas como “cidade celebração” que, além de fazer parte da Rota, vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações.

A escolha foi feita por uma equipe do COI (Comitê Olímpico Internacional), responsável pela realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e anunciada no início do mês de maio, em caráter sigiloso. O lançamento oficial da rota de revezamento da tocha, está programado para acontecer no próximo dia 3 de julho, em Brasília, possivelmente com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, no auditório da Fundação Habitacional do Exército.

A rota se inicia a partir do mês de maio do próximo ano, para percorrer as 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. A expectativa dos organizadores é a de que o percurso seja capaz de envolver pelo menos 90% da população brasileira. O modelo da tocha já foi definido. “É um desenho bastante brasileiro, bastante clássico e lindo”, disse o diretor de comunicação do Comitê Organizador da Olimpíada, Mário Andrada. 

O presidente do COI, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica para as cidades escolhidas. Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil.

As Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de 2016 será realizado de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os jogos acontecem em praças esportivas na Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Paralimpíadas será de 7 a 18 de setembro do mesmo local. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000.

Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe e foram aprovados durante a 121ª Sessão. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010.

Nos siga no Google Notícias