ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Vegetariano prova paella com pimenta do reino, "bomba" na cozinha de Israel

Paulo Nonato de Souza | 16/07/2015 09:12
No restaurante em Tel Aviv, com sacada e vista para o mar, ruas vazias e a espera da paella (Foto: Arquivo pessoal)
No restaurante em Tel Aviv, com sacada e vista para o mar, ruas vazias e a espera da paella (Foto: Arquivo pessoal)

Quem me conhece sabe que sou adepto da alimentação vegetariana. Sem nenhum tipo de vício, avesso ao consumo de carne vermelha, não bebo nem refrigerante. E sempre foi assim, sem nenhum compromisso com modismo ou estética. Mas, as vezes, a voz da sobrevivência fala mais alto e nos leva a burlar nossas próprias regras.

Em maio de 1995, desembarquei no meio da madrugada em Tel Aviv para cobrir um jogo amistoso da Seleção Brasileira, contra a seleção de Israel, e fui direto para o hotel, depois de uma viagem cansativa desde São Paulo com conexão de 6 horas em Frankfurt, na Alemanha. Era uma sexta-feira, e para os judeus a semana comercial, diferente do Brasil e de boa parte do mundo, vai de domingo a quinta-feira. Para eles, sexta e sábado é fim de semana, dia de comércio fechado.

Acordei por volta de 14h, com muita fome, e me apressei em sair na busca de restaurante aberto. Aliás, saímos a pé pela cidade, eu e o narrador esportivo Arthur Mário Medeiros Ramalho, da extinta Rádio Educação Rural de Campo Grande, que também estava em Israel para a cobertura do jogo da Seleção. Nem eu nem ele tínhamos ideia de que seria tão difícil encontrar algo para comer em uma cidade como Tel Aviv, e depois de muito andar, finalmente, localizamos um restaurante aberto, completamente vazio.

No cardápio, todo em hebraico, a única palavra familiar que consegui detectar foi paella. Isso porque algumas semanas antes, na Espanha, eu havia pego uma receita de “paella valenciana”, feita a base de frutos do mar, com o técnico Carlos Alberto Parreira, que na época treinava o time do Valência. Então, chamei o garçom e pedi paella com a autoridade de quem sabia o que estava fazendo. Quando veio a comida servida no sistema que no Brasil chamamos de “prato-feito”, repleta de pedaços de carne e pimenta do reino moída e em grãos, eu logo vi que teria problemas. Resolvi encarar mesmo assim, afinal, a fome era muita. Comecei separando os grãos de pimenta do reino do que era comestível para mim, ou seja, só o arroz, sem conseguir me livrar da pimenta do reino moída.

O que eu também não sabia é que existem diversos tipos de paella e para cada um deles, várias formas de preparo. Foram só duas garfadas e já comecei a passar mal, ali mesmo no restaurante. Meu estômago ficou inchado, suava frio, a pressão caiu, enfim, cheguei a ter certeza de que iria morrer na terra de Abraão.

No dia da chegada da Seleção em Tel Aviv, eu estava péssimo, e teria que cobrir o desembarque dos jogadores. Tinha dificuldade até para respirar e não sabia o que fazer em um país de cultura diferente e tão distante de casa. Falei para o colega Arthur Mário Medeiros Ramalho: “Acho que não vou sobreviver”. Ele riu do meu desespero e sugeriu: “Tome coca cola”. E eu reagi: “Você tá maluco. Não bebo isso”.

No entanto, ele não se limitou apenas a fazer a sugestão e foi comprar a coca-cola. Avaliei que seria desfeita se não aceitasse e acabei burlando a minha regra anti-refrigerante, por uma tentativa que poderia ser válida. Tomei, e a melhora foi imediata, tanto que, à noite, quando a Seleção Brasileira desembarcou em Tel Aviv, fui ao aeroporto e fiz o meu trabalho normalmente como se nada tivesse acontecido.

Na quarta-feira, dia 17 de maio, no Estádio Ramat Gan, o Brasil venceu por 2 a 1, gols de Túlio e Rivaldo. O técnico era Mário Jorge Lobo Zagallo e o time brasileiro iniciou a partida com Zetti; Cafu, Aldair, Cleber e Roberto Carlos; Doriva, Dunga, Juninho Paulista e Rivaldo; Ronaldo e Túlio. Desde então passei a tomar coca-cola só para fins medicinais.

Nos siga no Google Notícias