ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Vinte anos separam tragédias que vitimaram grupos em ascensão

Amanda Bogo | 29/11/2016 16:44
Destroços do avião em que a equipe da Chapecoense estava (Foto: Luis Benavides/AP)
Destroços do avião em que a equipe da Chapecoense estava (Foto: Luis Benavides/AP)

Vinte anos separam duas tragédias que chocaram o país. Em comum, a morte surpreendente e inexplicável em um acidente aéreo de um grupo que ascendeu meteoricamente e estava no auge.

Nesta terça-feira (29), após o avião da delegação da Chapecoense cair deixando 76 mortos e cinco feridos, muitas pessoas ficaram chocadas com o caso e se lembraram do desastre que matou os membros da banda Mamonas Assassinas.

Sucesso na música - Os rapazes de Guarulhos (SP) começaram a fazer shows com o nome de Utopia. Porém, anos depois assumiram a identidade musical e visual como Mamonas Assassinas.

Com músicas irreverentes e humoradas, foi em 1994 que Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sérgio Reoli e Júlio Rasec lançaram a música "Robocop Gay", que faria com que os jovens atingissem, em 1995, o auge do sucesso e se extenderia por nove meses.

Na época, o Mamonas Assassinas vendeu mais de 1,2 milhão de discos e lançaram hits como Vira-Vira, Pelados em Santos e Sabão Crá-Crá. A fama do grupo se mantém até hoje, mas o sonho dos rapazes foi interrompido para sempre no dia 2 de março de 1996. 

Mamonas Assassinas em foto para o único CD lançado pelo grupo (Foto: Reprodução)
Mamonas Assassinas em foto para o único CD lançado pelo grupo (Foto: Reprodução)

A tragédia teria acontecido devido ao mau tempo que atingia a Grande São Paulo na data. O piloto da aeronave foi informado pela torre de controle do Aeroporto de Cumbica que teria de repetir o processo de aterrissagem.

Ele acabou realizando uma manobra equivocada, quando deveria fazer uma curva para a direita e acabou virando para a esquerda. O jatinho bateu na Serra da Cantareira, que estava encoberta por neblina. Além dos membros do grupo, morreram Jorge Martins, Alberto Takeda, Sérgio Saturnino Porto e Isaac Souto.

Elenco da Chapecoense que disputava Copa Sul-Americana (Foto: Reprodução/Facebook)
Elenco da Chapecoense que disputava Copa Sul-Americana (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdão do Oeste -  O Verdão do Oeste, como é conhecida a Chapecoense, tem 43 anos de história. Fundada em maio de 1973 com o objetivo de profissionalizar o futebol amador da região oeste de Santa Catarina, o desempenho do time nos últimos seis anos começou a chamar a atenção, mas foi durante a disputa da Copa Sul-Americana deste ano que o grupo se sagrou.

Campeã estadual nos anos de 1977, 1996, 2007, 2011 e 2016, foi em 2009 que o time disputou a sua primeira Copa do Brasil, o que lhe credenciou para entrar, no ano seguinte, na série D do Campeonato Brasileiro.

No mesmo ano, o time obteve o acesso à Série C, que disputou a partir de 2010. Foi em 2013, com a equipe comandada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo que a Chapecoense chegou a série B, fato inédito na história do time.

Bastou apenas um ano na segunda divisão para que os catarinenses chegassem a elite do Campeonato Brasileiro e permanecesse até os dias de hoje. Na edição atual, o time é o nono com 52 pontos a frente de equipes tradicionais do futebol do país, como São Paulo, Fluminense, Cruzeiro e Internacional.

Campanha histórica na Copa Sul-Americana - O que realmente atraiu os olhares dos amantes do esporte para o Verdão do Oeste foi seu desempenho na Copa Sul-Americana deste ano. Na primeira disputa internacional da história da Chapecoense, enfrentou o Cuiabá, que venceu o jogo de ida por 1 a 0, mas foi derrotado por 3 a 1 na Arena Condá.

Na etapa seguinte, os catarinenses eliminaram o Independiente (ARG), maior vencedor do campeonato com sete títulos. Contrariando as previsões, o primeiro confronto resultou em um empate, o que facilitou para que, em Chapecó, a equipe derrotasse os argentinos nas cobranças de pênalti. Danilo teve uma atuação de gala, defendendo quatro das oito cobranças realizadas pelos adversários, colocando o time na fase seguinte com o placar de 5 a 4.

Nas quartas de final, o Verdão do Oeste passou pelo Junior Barranquila. Mesmo perdendo por 1 a 0 o jogo de ida, em casa os catarinenses ganharam por 3 a 0. Em seu caminho para a grande decisão agora estava o San Lorenzo, que tem o Papa Francisco como torcedor.

Em partidas tensas e repletas de emoções, a estrela de Danilo brilhou novamente. Com defesas importantíssimas para que o time avançasse, tirando uma bola de cima da linha do gol no último lance do jogo, a Chapecoense estava pela primeira vez na final da competição.

A Chapecoense, que estava em evidência para todo o futebol mundial devido ao seu grande desempenho, estampou as capas dos jornais nesta terça-feira (29) com o trágico acidente. O que fica é a lição e o respeito que os atletas levaram com o nome do time para toda a história.

Atletas comemorando vitória contra o San Lorenzo na Arena Condá (Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS)
Atletas comemorando vitória contra o San Lorenzo na Arena Condá (Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS)
Nos siga no Google Notícias