ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Vitórias do esporte para MS vieram de longe

Redação | 31/12/2008 10:45

Atletas do Estado foram para o outro lado do mundo em 2008 disputar as Olimpíadas. No Brasil, um campo-grandense e um douradense estiveram entre os destaques do Campeonato Brasileiro. Além de tudo disso, Campo Grande sediou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e acabou com a medalha de ouro.

No futebol regional, o Ivinhema foi campeão sul-mato-grossense, em mais um ano de poucas novidades boas para os times do Estado e denúncias contra a Federação de Futebol. Segundo o presidente do Vila Nova, time das Moreninhas, Jorge Dauri de Oliveira, Francisco Cezário ofereceu a ele R$ 25 mil para que o clube disputasse o torneio paulista com a camisa e metade dos jogadores do Misto, time de Três Lagoas.

Para os mais tradicionais times do Estado, foi mais um ano ruim. O operário ainda enfrentou o vexame do cancelamento de amistoso com Operário, marcado para 19 de agosto. Faltando 4 dias para a partida, oficiais de Justiça passaram pelos pontos de venda recolhendo parte do que foi recolhido já com a venda de 2 mil ingressos, para pagamento das dívidas trabalhistas do Galo.

Já o Comercial, comemorou 65 anos, com troca de diretoria e lançamento da organização Atac (Associação de Torcedores Amigos do Comercial) na tentativa de reerguer o time.

A redenção no futebol veio mesmo de tabela, pelos pés do douradense Keirrison que venceu a disputa com o são-paulino pelo título de revelação do campeonato. Keirrison, de 20 anos, também foi um dos artilheiros do Brasileirão e acabou sondado por grandes clubes como Real Madrid e Valência, ambos da Espanha, e CSKA, da Rússia. Tudo indica, no entanto, que o craque douradense deixará o Coritiba em abril rumo ao Palmeiras. Outro bom motivo para comemorar veio do campo-grandense Jean, campeão brasileiro pelo São Paulo.

Alegria e tristeza em Pequim - Mato Grosso do Sul ganhou a primeira medalha olímpica da história, com o douradense Lucas, bronze como meio-campo da seleção brasileira de Futebol. Dois meses depois, ladrões levaram a medalha da casa onde mora atualmente, na Inglaterra.

Em apenas 53 segundos, a judoca sul-mato-grossense Michelle Ferreira conquistou bronze na categoria até 52kg, em setembro, nas Paraolimpíadas de Pequim. O problema de visão não foi um empecilho para ela encaixar um ippon na espanhola Sheila Hernandez e conquistar a medalha.

Michelle dividiu o terceiro lugar da categoria até 52kg com a russa Alesya Stepanyuk. O ouro ficou com a chinesa Na Cui e a França conquistou a prata com Sandrine Aurieres-Martinet. E como o mundo do esporte não é feito só de vitórias, em agosto aconteceu um dos momentos mais tristes da história do esporte sul-mato-grossense.

Decisão da comissão veterinária e do júri de campo dos Jogos Olímpicos de Pequim vetou o cavalo Nilo V.O de participar da competição, deixando de fora, por tabela, o sul-mato-grossense Rogério Clementino.

Os juízes alegaram que Nilo V.O apresentava um trote irregular. Nascido em Ivinhema e criado em Tacuru, Rogério era uma das grandes esperanças de medalha de Mato Grosso do Sul. Ele foi o primeiro cavaleiro negro classificado para competir em uma prova Olímpica de hipismo pelo Brasil. A decisão dos juízes de excluir Nilo V.O foi duramente criticada pela delegação brasileira de hipismo.

Outra esperança de ouro em Pequim, era a dupla da aquidauanense Talita, que deixou escapar a chance de medalha ao perder a partida, em agosto, contra as chinesas Chen Xue e Xi Zhang nos Jogos Olímpicos.

A derrota de Talita e Renata foi por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Foi a primeira vez que o Brasil ficou de fora do pódio no vôlei de praia.

Coisa nossa -  Em novembro, a equipe da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), de Campo Grande, fez bonito no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e ficou com o ouro na categoria feminina pré-infantil B. A equipe obteve 222.966 pontos. Pela primeira vez, o palco da disputa foi o SESC Camillo Boni, em Campo Grande.

Outro bom resultado foi o terceiro lugar naquele campeonato para Larissa Dittmar, também da Funesp. No pré-infantil B, ela ficou atrás apenas de Anna Lúcia, do CAP (Clube Atlético do Pará), e Fernanda Maiato, do Grêmio Náutico União, do Paraná.

Na lista de revelações, vale a comemoração por títulos conquistados pelo nadador Lucas Kaniesky, com vitórias no Campeonato Brasileiro Júnior de natação e medalha de ouro nos 1.500 da Copa Latina. O nadador é considerado umas das principais promessas da natação brasileira.

Nos siga no Google Notícias