ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

"Cabeça" no Congresso, deputado perde para três com menos votos

Edivaldo Bitencourt | 07/10/2014 06:00

Vitória – O candidato a presidente do PSDB, Aécio Neves, teve desempenho melhor do que o tucano Reinaldo Azambuja em Mato Grosso do Sul. Ele ganhou de Dilma Rousseff (PT) em quatro dos cinco maiores colégios eleitorais: Campo Grande, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.

Dilma – Já a Dilma teve um desempenho inferior ao de Delcídio do Amaral (PT). Nos grandes colégios, ela só venceu em Corumbá. A presidenciável do PT obteve os maiores percentuais em Tacuru (63,62%0 e Japorã (62,03%).

Cabo eleitoral – Com perspectivas de chegar à presidência e sendo o mais votado em MS, Aécio se transforma no melhor cabo eleitoral de Reinaldo. Ele pode impulsionar a candidatura do tucano nas demais regiões, onde ele perdeu para Delcídio.

Cabo eleitoral 2 – Já Delcídio pode ser o principal cabo eleitoral de Dilma, que precisa virar o jogo no Estado. Em Corumbá, por exemplo, o petista obteve 72% dos votos, enquanto Dilma conquistou 43,13% dos eleitores.

Aposentadoria – Frustrado por não conseguir a reeleição, o deputado federal Marçal Filho (PMDB) anunciou que desistiu da política. Ele mandou o ouvinte gravar a decisão para cobrá-lo em eventual “retorno” no futuro.

Votado, mas não eleito – O deputado federal Fábio Trad (PMDB) conseguiu 67,5 mil votos. No entanto, apesar de ter tido mais votos do que três deputados federais eleitos, ele não conseguiu a reeleição em decorrência da critério do quociente eleitoral.

Dentro – Luiz Henrique Mandetta (DEM) conseguiu ser reeleito, apesar de ter tido 10 mil votos a menos do que Trad. O democrata ficou com 57,7 mil votos. Márcio Monteiro (PSDB), com 56,6 mil, e Dagoberto Nogueira (PDT), com 54,8 mil, foram eleitos, apesar da votação inferior a de Fábio.

Ficha limpa – Em nota, Fábio Trad lastimou a falta de sorte. Ele destacou que entrou e sairá “ficha limpa” da Câmara dos Deputados. Também frisou a dedicação ao mandato e de estar entre os cabeças do Congresso Nacional.

ApoiosDelcídio do Amaral e Reinaldo Azambuja passaram o dia de ontem em busca de apoios para o segundo turno. O mais cortejado pelos dois era o PMDB, que tem um exército de filiados, vereadores e prefeitos para trabalhar e decidir o segundo turno no Estado.

Terceiro – Nelsinho Trad ficou em terceiro lugar e fez mistério, ontem, sobre o destino nas eleições do Estado. Ele até cancelou uma entrevista coletiva em que faria um balanço do primeiro turno ontem de manhã.

(colaboraram Kleber Clajus e Hélio de Freitas)

Nos siga no Google Notícias