ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Ação sobre futuro de Santini troca de mãos

. | 25/07/2013 06:00

Feijão com arroz – O prefeito Alcides Bernal (PP) citou o ex-prefeito Lúdio Coelho para destacar que o bom prefeito não faz projetos complexos que não consegue terminar e sim adota a política “feijão com arroz” que é eficiente e traz resultados práticos. Ele se referiu ao Propam, que foi feito pelo ex-prefeito em 1991.

Obstáculo - O prefeito voltou a dizer que existem políticos e meios de comunicação que criam “obstáculos” para sua administração, mas que ao invés dele parar para responder estas acusações, ele prefere buscar projetos e investimentos para cidade. Só faltou explicar porque empaca tanto investimento. A chefe da Secretaria de Desenvolvimento ainda é interina.

Exemplo bom - Bernal visitou a cidade de Curitiba e destacou que esta é um exemplo bom para Campo Grande, tanto na infraestrutura urbana como no planejamento do trânsito. Ele ressaltou que deve seguir exemplo de boas lições utilizando a experiência do que já deu certo.

Rompeu o silêncio - O prefeito chegou a sua agenda pública, na esplanada ferroviária, cumprimentou um por um dos jornalistas e fez questão de dizer que no final responderia as perguntas. Como havia prometido, rompeu o silencio e respondeu a imprensa, apesar de novamente dizer que esta segue a pauta daqueles que criticam sua administração.

Batata quente – O juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública, Ricardo Galbiati, declinou da competência para julgar a ação da OAB/MS, que pede a demissão do procurador-geral do Município, Luiz Carlos Santini. Ele encaminhou o processo sobre o desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça, para a Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Outro cara – O magistrado que deverá julgar o pedido de liminar para afastar Santini do cargo é Amaury da Silva Kuklinski, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Ele pode determinar o afastamento imediato do procurador ou pedir mais explicações para a prefeitura da Capital.

Bombardeio – Mas a ação da OAB/MS não será o único ataque contra o magistrado. A próxima ação deverá ser apresentada à Vara de Direitos Difusos pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público, Fabrício Proença de Azambuja. Ele deve concluir a investigação e adotar as medidas após o prefeito ressaltar que não pretende exonerar Santini da função.

Rico – Um médico da Capital teve o pedido de assistência judiciária gratuita negado pelo juiz. O magistrado mandou ele recolher as custas processuais. “Nada obstante o Impetrante declarar-se pobre (f.16), qualifica-se como médico e impetra a presente ação mandamental representado por advogado particular. Havendo prova e ou indícios da suficiência econômica do Impetrante, os benefícios da assistência não são devidos”, concluiu o magistrado.

Adesão – Aliás, a falta de médico é um problema crônico no Estado. Até ontem, segundo o Ministério da Saúde, 37 dos 79 municípios de MS aderiram ao programa Mais Médicos. Enquanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) questiona a medida na Justiça, os municípios tentam solucionar um problema crônico da saúde pública: a falta de profissionais para atender a população.

Guerra longa – Vai longe a disputa pela 31ª vaga de desembargador do Tribunal de Justiça. O Supremo Tribunal Federal vai decidir quem vai ficar com o cargo, que é disputado pelo OAB/MS, MPE e Associação dos Magistrados (Amansul). A luta, que dura quatro anos, não tem prazo para acabar.

Nos siga no Google Notícias