ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Arcabouço

Jogo Aberto | 15/11/2011 08:00

Passageiros da chuva

O governador André Puccinelli, dirigindo seu carro, cruzou com a equipe de reportagem do Campo Grande News logo de manhã, quando chovia, ao lado do buracão do Bairro Nova Lima. No centro da Capital, quase no mesmo horário, outra equipe de reportagem flagrava o prefeito Nelsinho Trad na chuva, verificando as obras no cotovelo do shopping. Dessa coincidência, se extrai uma constatação - o administrador público tem que estar na rua no momento em que a comunidade clama a presença.

Mistério

Apressado, ontem de manhã o governador André Puccinelli baixou dois dedos do vidro do seu Fiat Uno vermelho e falou rapidamente com a repórter do Campo Grande News e logo desapareceu nas vias do Grande Nova Lima. Ficou em suspense a pesquisa do governador sobre frigorífico que operou na região e estaria nos planos de investimentos de um grupo de empresários.

Dor de cotovelo

Petistas cobraram ontem de lideranças do PT mobilização para participar hoje da inauguração do complexo Imbirussu-Serradinho, incomodados com o desinteresse na ‘capitalização’ das obras que, segundo eles, têm o DNA de Lula.

Articulação

O ciúme é próprio da natureza humana, e os mesmos petistas reconhecem o mérito do prefeito Nelsinho Trad pelo sucesso na gestão das obras do PAC1 e PAC2 na Capital.

Ontem, ao inspecionar obras, o prefeito fez questão de agradecer a intervenção direta de Lula nas intrincadas fases de alocação de recursos e severa formalidades burocráticas.

Longos caminhos

Até serem incluídos no PAC, os projetos foram detalhados até perante analistas de bancos de fomento internacionais, como o Fonplata.

A verdade é que Nelsinho Trad fez de tudo a presidente Dilma Rousseff vir à inauguração diante da grandeza da obra. É notório, também, o estilo de governo Dilma, que não pôde definir a agenda e não travou a inauguração.

Reforma em debate

Durante conferência nesta quinta-feira no Tribunal de Justiça, serão discutidas propostas de reforma do CPC (Código de Processo Civil) bastante polêmicas, segundo o ex-diretor geral da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul, Sérgio Muritiba, que é membro da Comissão de Juristas que assessora a Comissão Especial da Câmara Federal presidida pelo deputado Fábio Trad (PMDB-MS).

Uma das mudanças, por exemplo, é a possibilidade da penhora de vencimentos, salários, aposentadorias e honorários que excederem a 50 salários mínimos. O deputado Fábio Trad tem emenda que tira propriedades de luxo, como mansões, da lista de bens de família protegidos de penhora, um artifício usado por caloteiros ricos.

Consenso

Os advogados defendem, na reforma do CPC, novo critério para suspensão de prazos processuais no recesso forense, entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, sendo desconsiderados os sábados, domingos e feriados. A proposta de contagem desses prazos somente nos dias úteis não encontra nenhuma resistência na Comissão Especial.

Carregando pedra

Como o ditado popular, carrega-se pedra enquanto descansa. Foi o que aconteceu em Corumbá. Ontem, em pleno ponto facultativo, os vereadores decidiram realizar sessão extraordinária para desafogar a pauta. A Câmara aprovou 17 projetos considerados essenciais em pleno ponto facultativo, mas deixou para a próxima semana projeto que proíbe a captura, comercialização e transporte do dourado.

Descuido

Registrado em Ribas do Rio Pardo segundo caso de policial que perde a arma durante folga, enquanto se divertia em danceteria. Primeiro caso ocorreu em boate em Campo Grande.

Pesquisa & Mercado

A Embrapa Gado de Corte promove na quinta-feira debate sobre a cadeia produtiva da carne bovina e aplicação de projeto que busca aproximar a pesquisa da comunidade em interação com a sociedade civil. O objetivo da Embrapa é contribuir para os avanços e as tendências de mercado dispondo de sua estrutura técnico-científica nos segmentos em que atua. Para o projeto-piloto, a cadeia produtiva da carne bovina foi selecionada como primeira ação.

Nos siga no Google Notícias