ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Assessor "previu" tumulto na Câmara pelo WhatsApp

Edivaldo Bitencourt | 05/08/2015 06:00

Provocação – O tumulto na Câmara Municipal começou com provocações causadas por guardas municipais a paisana. Eles provocaram os manifestantes durante toda a sessão, que durou 30 minutos, incluindo-se o discurso do presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves.

Tenso – Os professores até ignoraram a provocação. No entanto, os agentes patrimoniais usaram apitos e até mostraram o dedo para as professoras. Nilton Lima, acusado de ser o pivô da briga, discutiu e empurrou a professora Zélia Aguiar. A agressão causou a reação dos demais professores e o tumulto teve início.

Tática – Com a prisão do professor Marcelo Araújo, a Guarda Municipal conseguiu esvaziar o plenário da Câmara dos Vereadores. Parte dos professores foi até a 3ª Delegacia de Polícia. O restante se dirigiu até a Casa da Mulher Brasileira, onde Zélia foi registrar a agressão.

Previsão – No domingo à noite, o jornalista Eliezer Davi, assessor informal do prefeito Gilmar Olarte (PP), previu o tumulto na Câmara Municipal. Após aconselhar todo mundo ir à igreja, ele anunciava, pelo WhatsApp, que haveria surra e reação contra as denúncias feitas na Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal.

Coincidência – O guarda municipal Ricardo Castelhano, que seria motorista de Olarte, acompanhou toda a manifestação na manhã de ontem na Câmara Municipal. Ele estava à paisana e, praticamente, no meio do tumulto que terminou com a prisão de Marcelo.

Análise – O vereador Chiquinho Telles (PSD) admitiu, ontem, que entende a revolta da população. “O cidadão que entra na política e de repente fica rico, alguma coisa errada deve fazer, caso viva só de política. Isso o povo não aceita”, comentou.

Pronto – O deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB) já está preparado para enfrentar a união do PT e PMDB pela prefeitura de Três Lagoas em 2016. Candidato a prefeito, ele prevê que um peemedebista será o cabeça da chapa adversária.

Nova visita – A Comissão da Assembleia Legislativa vai realizar nova visita a obra do Aquário do Pantanal nesta semana. Segundo o deputado Lídio Lopes (PEN), eles vão acompanhar a rescisão dos operários, que foram demitidos pela Proteco após a empreiteira ser afastada do empreendimento.

Intervenção – O presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), cogita mediar um acordo entre os professores em greve e a Prefeitura de Campo Grande. Ele vai pedir que a Comissão de Educação busque um entendimento para acabar com a greve, que já completou dois meses.

Sem prazo – A Egelte já foi notificada para assumir a obra do Aquário do Pantanal, orçada em R$ 230 milhões. No entanto, a empreiteira ainda não respondeu se topa retomar os trabalhos. O Governo estadual aguarda a resposta da empresa para decidir os rumos do empreendimento, que entrou de vez na mira da Polícia Federal.

(colaboraram Antonio Marques, Aline dos Santos e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias