ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Ato dia 13 pode ter confronto de adversários nas ruas

Waldemar Gonçalves | 08/03/2016 06:00

Dia 13 – O risco de confronto entre grupos pró e contra o governo do PT, em protestos marcados para o próximo domingo (13), está cada vez mais alardeado nas redes sociais da internet e é tão iminente que, ontem, mobilizou até o núcleo político do Palácio do Planalto. Em Campo Grande, oficialmente, organizadores de ambos os lados negam – e até se manifestam contrariamente – que sejam responsáveis por defender o embate direto nas ruas.

Provocações – Sábado passado, no entanto, durante manifestação em favor de Lula no Centro de Campo Grande, lideranças chegaram a sugerir que manifestantes anti PT levem, para o protesto contra a corrupção, faixas contrárias ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adversário declarado do governo petista. Manifestar contra a corrupção apenas citando petistas não retrataria a realidade, disseram. Internamente, a ordem é minar a disseminação de mensagens que instiguem o confronto grupos nas ruas.

Cobertura I – Imóvel de um campo-grandense ganhou destaque da imprensa nacional ontem. Trata-se de uma cobertura usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo prédio em que ele mora, em São Bernardo do Campo, e que pertence ao aposentado Glaucos da Costamarques. Ele é primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal do petista e preso pela Operação Lava Jato.

Cobertura II – Segundo o jornal Estadão, Lula paga R$ 4,3 mil pelo aluguel da cobertura, que foi alvo de mandado de busca e apreensão da Lava Jato na sexta-feira passada. No local estaria guardado acervo que Lula doou ao PT. Conforme a mesma fonte, a Lava Jato apura se o ex-presidente estaria ocultando patrimônio, como suspeita-se no caso de um sítio em Atibaia (SP).

Cobertura III – Ao mesmo Estadão, o Instituto Lula confirmou que a cobertura é alugada pelo ex-presidente. "Ali precisava ser de alguma pessoa que comprasse aquilo e não tivesse interesse de usar. Todo mundo que comprasse aquilo saberia que aquilo ali sai de frente a frente ao apartamento [de Lula]. Você ser vizinho de um político sempre tem transtorno, então a pessoa que vai comprar não pode ser uma pessoa desconhecida", explicou Paulo Okamotto, presidente da instituição.

Butantan – O ex-governador André Puccinelli não perdeu a chance de fazer piada sobre a presença de várias lideranças políticas no ato de filiação do deputado estadual Marcio Fernandes ao PMDB, ontem de manhã. “Aqui está igual o (Instituto) Butantan. Tem cobra criada de tudo que é partido. Amizade, amizade. Negócios à parte”, disse ele, citando instituição especializada na produção de soros – contra picadas de cobras, por exemplo – e vacinas. Ressaltou que era uma brincadeira para descontrair o ambiente.

Candidatura – Além de Puccinelli e outros correligionários, várias lideranças partidárias participaram da filiação de Marcio Fernandes, incluindo o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). Para quem achou que o parlamentar já chegaria oficializando sua pré-candidatura a prefeito de Campo Grande, o deputado estadual teve outro discurso, de foco na reeleição em 2018, mas não deixou de ser citado por novos colegas de partido como nome peemedebista à sucessão municipal.

Perto do fim – O imbróglio acerca do Aquário do Pantanal voltou a ser comentado ontem pelo governador. Reinaldo disse que espera conciliação nos próximos dias com a Egelte para retomar as obras. Falou que o Estado já tem recurso disponível e só falta fechar a planilha da obra, onde há divergências entre os valores apontados pelo governo e a empreiteira, e também lembrou que o local pode servir tanto para o turismo como à pesquisa.

Despejados – O espaço não era deles, por isso parece contraditório, mas ontem moradores da Cidade de Deus perderam tudo o que tinham. Quem acompanhou a transferência da favela viu gente desesperada e também quem nem sabia como reagir à notícia de que seria retirado debaixo de seu único teto. Barracos, construídos em espaço público, que perderam sob justificativa de que o chão não é deles por direito.

Falando sozinha – Desde sexta-feira passada a rádio Grande FM, de Dourados, anuncia entrevista exclusiva ao vivo com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Primeiro, a rádio informou que a entrevista tinha sido adiada por causa da viagem dele para São Paulo. Ontem, mais uma vez a emissora anunciou que a conversa estava confirmada com a assessoria do senador para as 10h, mas não aconteceu.

(Com a redação)

Nos siga no Google Notícias