ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Boatos de prisões aterrorizam meio político na Capital

Edivaldo Bitencourt | 10/09/2015 06:00

Boatos – Nos últimos dias, são freqüentes os boatos de que investigados nas operações Lama Asfáltica e Coffeee Break serão presos. Uma hora, o Gaeco pediu a prisão. Outra é de que a Polícia Federal quer levar os envolvidos para o xadrez.

Tenso – No entanto, uma coisa é certa: o clima continua tenso no meio político em Campo Grande. Não bastassem as operações do Gaeco e da Polícia Federal, os políticos ainda temem os desdobramentos da delação premiada no escândalo da exploração sexual de adolescentes.

Outubro – Mario Cesar Oliveira da Fonseca (PMDB) tinha esperança de obter a primeira vitória na Justiça ontem. No entanto, composta por nove desembargadores, a Seção Criminal adiou para outubro o julgamento de um recurso que poderia devolver os cargos de vereador e de presidente da Câmara ao peemedebista.

Férias – Aliás, as férias do desembargador Romero Osme Dias Lopes vão postergar por 30 dias a conclusão de dois julgamentos importantes. Além do caso de Mario Cesar, ele é relator da ação da Prefeitura de Campo Grande contra a greve dos professores das escolas públicas municipais.

Fôlego – A decisão do Tribunal de Justiça, de só concluir no dia 7 de outubro o julgamento sobre a greve na educação, também dá um fôlego extra ao prefeito Alcides Bernal (PP). Ele ganha mais tempo para negociar o reajuste de 13,01% com a categoria. A segunda reunião está prevista para 5 de outubro.

Lixo – No entanto, a coleta do lixo se transformou no principal gargalo da administração de Bernal. Com a greve dos trabalhadores, as ruas da Capital foram tomada pelo lixo e pela sujeira. Nos bastidores, a prefeitura e a Solurb travam uma guerra de versões sobre quem é o culpado pela suspensão do serviço.

Revanche – Os vereadores consideram como a grande revanche de Bernal o escândalo da merenda, onde quase uma tonelada de carne estragou e será jogada na lixo. Com o caso, ele conseguiu criar um fato negativo contra o antecessor, Gilmar Olarte (PP).

Audiência – Uma reunião em Anaurilândia vai discutir a indenização devida pela Cesp aos municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), a audiência foi proposta pelo Ministério Público Estadual. O evento deve atrair vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Polêmica – A CPI do CIMI continua causando polêmica na Assembleia. O deputado Pedro Kemp (PT) reagiu ao ataque dos ruralistas, que denunciam a Igreja Católica de receber verbas internacionais para incentivar o conflito. O petista destacou que o grupo lamentou a morte de uma vaca nelore, mas nãos se citou nenhuma morte de indígena.

Senado – A aprovação de Emenda à Constituição pelo Senado foi a principal medida concreta para resolver o problema em Mato Grosso do Sul. Com o pagamento de indenização pela terra nua, os produtores já sinalizam que podem baixar as armas para encontrar a paz no campo.

(colaboraram Leonardo Rocha e Michel Faustino)

Nos siga no Google Notícias