ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Câmara tentará evitar cobrança retroativa da taxa de luz

Waldemar Gonçalves | 05/06/2017 06:00

Reunião – Correndo atrás de tentar isentar a culpa da Câmara Municipal de Campo Grande, pela lei que vetou por seis meses a taxa de iluminação pública, vereadores se reúnem na próxima quarta-feira (7) para “discutir a questão e reforçar posicionamento contrário à cobrança retroativa”.

Todo mundo – “Vamos conversar, inclusive com os vereadores da época que não foram reeleitos. Nosso posicionamento é sério, votamos em defesa dos interesses da população que estava pagando por um serviço que não estava sendo executado e o Executivo tinha dinheiro em caixa”, diz o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB).

Recurso – O prefeito, Marquinhos Trad (PSD), diz que não teria como fazer algo com relação à cobrança, já que a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi apresentada pelo próprio Executivo.

Absurdo – “O Tribunal Regional Eleitoral achou tão absurda a lei que, de maneira inédita, nunca tinha visto isso, aplicou multa aos vereadores de R$ 20 mil”, disparou o prefeito, sobre a promulgação da lei complementar que suspendeu a cobrança da taxa no ano passado.

Em 2017 – Apesar de ainda não ser definitiva, a cobrança retroativa deve ocorrer nos próximos seis meses. Isso porque precisa ser dentro deste ano fiscal, não podendo ficar para o ano que vem. Caso o parcelamento seja maior e entre em 2018, teria de haver aplicação de juros e multas, o que prejudicaria ainda mais os consumidores.

Contas – Durante a abertura do Festival Esportivo, no sábado (3), Marquinhos disse que ainda está negociando e pedindo desconto para a dívidas que ficaram da gestão anterior, de Alcides Bernal (PP).

Devendo aluguel – Sem entrar em detalhes sobre valores, o administrador de Campo Grande se limitou a dizer que ainda conversa com fornecedores. Uma das dívidas, de R$ 240 mil, é pelo aluguel do prédio onde fica uma escola municipal.

Longe do microfone – No mesmo festival, Marquinhos foi anunciado para falar no microfone, mas recusou e disse que não ia se pronunciar no evento. Ele andou por todo local, conversou com mães, crianças e professores, mas não fez pronunciamento oficial.

Esperado – Isto porque, antes, a dúvida era quanto a presença do prefeito. Ele se atrasou, mas chegou para a abertura do Festival Esportivo, ao contrário de sexta-feira, quando faltou ao lançamento do programa Rota do Sabor. O evento estava na agenda pública de Marquinhos.

Como assim, sem dinheiro? – Entrevista da prefeita Délia Razuk (PR) em uma emissora de rádio sábado, em Dourados, gerou bate-boca em redes sociais. Servidores reclamaram da alegação de que a prefeitura não tem dinheiro ao mesmo tempo em que a atual administração contratou 640 comissionados. Sobrou até para um dos apresentadores do programa, que questionou protesto dos enfermeiros, há três anos sem reposição.

(com Richelieu de Carlo e Yarima Mecchi)

Nos siga no Google Notícias